Publicidade

Ibaneis Rocha passa bem após cirurgia de emergência

  • em


Após cirurgia no aparelho digestivo, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, passa bem. Em entrevista coletiva nesta terça-feira (26), a equipe médica que realizou o procedimento explicou que o chefe do Executivo local foi submetido a uma laparoscopia. A operação detectou e corrigiu uma perfuração no intestino causada pela ingestão de um fragmento de osso animal.

 

“A suspeita é que tenha sido um pedacinho de osso de galinha, ou espinho de peixe. Foi exatamente em um local do intestino onde nós podíamos mexer com tranquilidade e facilidade”, explica o cirurgião Ronaldo Cuenca. O médico descartou relação com a cirurgia bariátrica feita por Ibaneis Rocha, há alguns anos.

 

Segundo o intensivista e coordenador de Terapias Intensivas da Rede D’Or, Marcelo Maia, a cirurgia ocorreu de forma tranquila, apesar de ter sido emergencial e de madrugada. “Ele está respirando sem ajuda de aparelhos e com a pressão arterial normal, apresentando quadro urinário adequado e já está sem a dor que apresentava”, informa.

 

De acordo com os médicos, ainda não há previsão de alta. O governador deve permanecer internado na UTI pelo menos pelas próximas 48 horas. “O pós-operatório é muito importante. Toda cirurgia que fazemos o corpo reage de uma maneira a compensar o trauma provocado”, esclarece Ronaldo Cuenca.

 

Procedimento

 

O governador foi internado às 14h30 dessa segunda-feira (25) no hospital DF Star. O quadro era de dor abdominal aguda. Os exames laboratoriais foram realizados duas vezes e a equipe médica decidiu fazer a cirurgia para que a situação não se agravasse.

 

Os profissionais ressaltam que Ibaneis Rocha não estava com sintomas de coronavírus, mas mesmo assim a equipe tomou todos os cuidados necessários para preservar a saúde do paciente e da equipe. Também participou da cirurgia o cardiologista e coordenador médico da Emergência do DF Star, João Poeys Jr. O diretor-geral do hospital Pedro Henrique Loretti acompanhou o procedimento.

  • Compartilhe