Publicidade

Hoje é Dia de Zumbi

  • em



“É chegada a hora de tirar nossa nação das trevas da injustiça social.”

 Zumbi dos Palmares

 

 

Entre tantos negros poetas e combatentes que passaram (e passam) pela minha existência deixando marcas, ensinamentos e aquele axé de luz, resistência e consciência, escolhi esse gaúcho porreta que inventou lá no início dos anos 70, essa história de transformar o 20 de novembro na data nacional marcante da Consciência Negra no Brasil.

 

 

Falo do poeta Oliveira Silveira, autor do histórico Poema sobre Palmares.

 

 

Para ler todo o conteúdo e o poema, clique no site Brasiliários.Com

 


 

 

Oliveira Silveira | CONHEÇA UM DOS IDEALIZADORES DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

VIDA

 

 

 

Breve perfil de Oliveira Silveira reproduzido, na íntegra, do site Instituto Ling. Confira:

 

Um dos nomes mais representativos por trás do Dia Nacional da Consciência Negra, Oliveira Silveira nasceu no dia 16 de agosto de 1941 em Touro Passo, distrito de Rosário do Sul, no Rio Grande do Sul. Viveu no interior até os seus 18 anos, quando se mudou para Porto Alegre, em 1959. Chegando à capital gaúcha, começou a trabalhar na Editora Globo, ao mesmo tempo em que seguia os estudos no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, onde também escrevia para o jornal da escola. Pouco tempo depois, ingressou no Curso de Letras da UFRGS e publicou o seu primeiro livro, “Germinou: poemas”, em 1962. Três anos mais tarde, no final de 1965, recebeu o título de licenciado em Língua e Literatura – Português e Francês. Casou-se com Julieta, com quem teve a única filha, Naiara, atualmente responsável pelo acervo do pai e pelo importante trabalho do Instituto Oliveira Silveira.

 

 

Ao longo de sua trajetória, o escritor exerceu o magistério em paralelo à produção literária e ao ativismo cultural e identitário das causas negras, se tornando um dos intelectuais mais importantes do movimento no Brasil. Integrante e um dos fundadores do Grupo Palmares, que atuou nos anos 1970, Oliveira Silveira participou ativamente da proposição do dia 20 de novembro como Dia da Consciência Negra. Alusiva à morte de Zumbi dos Palmares, a data foi defendida pelo grupo em contraposição ao 13 de maio, data da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, que abolia a escravidão mas não garantia os direitos humanos da população negra brasileira. Celebrada há 50 anos, foi a partir das pesquisas e da proposição do Grupo Palmares que aos poucos a data foi sendo assimilada e difundida pelo país, tornando-se enfim o Dia Nacional da Consciência Negra, através da Lei 12.519, de 2011.

 

 

Em 2021, Oliveira Silveira completaria 80 anos, celebrados com diferentes iniciativas culturais e educativas, entre elas a criação do Instituto Oliveira Silveira, que disponibiliza ao público toda a sua obra e trajetória a partir do endereço https://www.ufrgs.br/oliveirasilveira/ . O poeta nos deixou em 2009, aos 67 anos de idade.

 

 

 




 

 

SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *