Publicidade

Helicóptero do Ibama está incendiado no Aeroclube de Manaus

  • em



Um helicóptero do Ibama foi incendiado na manhã desta 2ª feira (24.jan.2022) no Aeroclube de Manaus. Segundo a Polícia, ninguém ficou ferido e o caso é tratado como um incêndio.

 

 

O Corpo Bombeiros foi acionado ainda nas primeiras horas da manhã e controlou o fogo. A PM foi chamada de que o incêndio teria sido responsável pela indicação. Até o momento ninguém foi preso.

 

 

As suspeitas é de que o motivo para o ataque seria uma retaliação dos donos de balsas de garimpo na região. O helicóptero do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) incendiado era utilizado nas operações.

 

 

As chamas atingirão principalmente a parte da frente da aeronave, assim como sua hélice. Pelas imagens, é possível ver o helicóptero quase que completamente destruído.

 

 

O Poder360 entrou em contato com o Ibama para uma manifestação sobre o, mas não obteve resposta até o caso desta reportagem. O espaço permanece aberto.

 

 

Garimpo no Amazonas

 

 

A busca por ouro na região Amazônica foi exposta em novembro de 2021, com a invasão de garimpeiros ao Rio Madeira. Na ocasião, cerca de 600 barras se instalaram no rio em busca do minério.

 

 

 

No fim daquele mês, o Ibama, a Polícia Federal a Força Nacional e a Marinha do Brasil realizaram operação para conter o avanço do garimpo ilegal na região da Amazônia. O ministro Anderson Torres (Justiça e Segurança Pública) anunciou que 131 balsas foram apreendidas e destruídas na ocasião. Um garimpeiro também foi preso.

 

 

A operação contou com o uso de helicópteros do Ibama, que realizaram o reconhecimento da área invadida.

 

 

Uma das formas de minerar uma área é a chamada mineração industrial, feita com tecnologia especializada, em um espaço a ser explorado em profundidade.

 

 

Já o garimpo é a mineração manual, sem o auxílio de máquinas. Não é feito em profundidade e sim na superfície, degradando mais área dos biomas. Normalmente é feito de forma ilegal , sem autorização da ANM (Agência Nacional de Mineração), como é o caso do processo feito pelos garimpeiros que invadiram o Rio Madeira.

 

 

O garimpo é a principal forma de mineração na Amazônia. Dados do MapBiomas indicam que a área minerada por garimpo na região em 2020 chegou a 101,1 mil hectares. É, de longe, a maior área de garimpo no Brasil.

 

 




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.

 

 

Você pode nos ajudar aqui:

 

 

Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

 

 

BRB

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

 

 

→  PIX:23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

 

 

📷 Instagram

🎞️YouTube

📱Facebook  

💻Site

 

 

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

 

 

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *