Em sua mensagem para o Dia da ONU, o secretário-geral António Guterres afirma que “as Nações Unidas são um reflexo do mundo tal como ele é, e uma aspiração de um mundo que sabemos que pode se tornar uma realidade.”
Assinalado em 24 de outubro, o Dia das Nações Unidas deste ano marca os 78 anos desde a entrada em vigor da Carta da ONU, em 1945. O Brasil é um dos 50 países fundadores da organização e um dos líderes na elaboração do tratado histórico que estabelece princípios fundamentais de justiça, igualdade e respeito pelos direitos humanos.
Erguida sob o horror e a tragédia humana da II Guerra Mundial (1939-1945), a Organização das Nações Unidas é o pilar da cooperação pela paz, justiça e o desenvolvimento sustentável, reunindo 193 países para buscar soluções compartilhadas para nossos desafios comuns.
“As Nações Unidas são um reflexo do mundo tal como ele é, e uma aspiração de um mundo que sabemos que pode se tornar uma realidade. É nossa responsabilidade ajudar a construir esse mundo de paz, com um desenvolvimento sustentável e com direitos humanos para todas as pessoas. Sei que o podemos fazer. A Carta das Nações Unidas, que entrou em vigor há exatamente 78 anos, indica-nos o caminho. Acima de tudo, está enraizada num espírito de determinação para curar as divisões, restabelecer as relações e construir a paz. Para expandir oportunidades e não deixar ninguém para trás. Para garantir justiça, igualdade e empoderamento das mulheres e meninas. Para prestar ajuda vital àqueles que mais necessitam. E ser suficientemente flexível para enfrentar desafios que nem sequer existiam quando as Nações Unidas nasceram: da crise existencial do clima aos perigos e promessas da inteligência artificial. As Nações Unidas são guiadas por valores e princípios intemporais, mas nunca devem ficar congeladas no tempo. É por isso que temos de continuar a aprimorar as formas de trabalhar e a olhar para tudo o que fazemos por meio de uma lente do século XXI. Neste Dia das Nações Unidas, vamos nos comprometer, com esperança e determinação, a construir o mundo melhor ao qual aspiramos. Vamos nos comprometer com um futuro que faça jus ao nome da nossa indispensável Organização. Somos um mundo dividido. Podemos e devemos ser nações unidas”, disse mensagem do secretário-geral da ONU, António Guterres, para a data.
Clique aqui e leia o discurso de António Guterres na íntegra. Ou confira o discurso na íntegra também no final deste texto.
Secretario General de la ONU, Antonio Guterres: “Es importante reconocer que el ataque de Hamás no surgió de la nada. El pueblo palestino ha estado sometido a una ocupación asfixiante durante 56 años. Vieron cómo sus tierras se llenaban gradualmente de asentamientos, fueron… pic.twitter.com/uCEGkO4qI4
— Palestina Hoy (@HoyPalestina) October 24, 2023
Aqui no Brasil, pesquisa Radar Febraban, da Federação Brasileira de Bancos, apurou que a escalada do conflito entre Israel e o Hamas em outubro está afetando o otimismo do brasileiro quanto ao futuro do país. A guerra no Oriente Médio é uma preocupação para 83% dos entrevistados, que creem em consequências prejudiciais para a economia nacional. Embora a expectativa positiva sobre o país continue em níveis elevados, o número dos que acreditam que o Brasil vai melhorar até o final de 2023 caiu de 59% em setembro para 56% em outubro.
Ao mesmo tempo, se o cenário internacional conturbado fez com que as expectativas sobre o futuro ficassem mais cautelosas, as avalições sobre o país apresentam estabilidade. A opinião de que o Brasil está melhor este ano do que em 2022 manteve-se em 48%. Já a avaliação de que o país está igual caiu 3 pontos (30%), e os que identificam piora oscilaram de 19% para 20%.
A queda na inflação tem influência na boa perspectiva da população sobre o país, pois a percepção sobre a evolução do aumento de preços vem caindo desde o início do ano e chegou ao menor percentual da série histórica (53%), recuando dois pontos em relação a setembro. Aqueles que apontam diminuição da inflação e dos preços passam pela primeira vez de um quinto (de 20% para 24%).
“A guerra entre Israel e Hamas acontece em meio a notícias positivas e negativas sobre a economia. De um lado, Copom e Banco Central estimam o crescimento da renda disponível das famílias brasileiras e queda da inflação e de outro lado o IBGE registra recuo no varejo no terceiro trimestre e o Índice de Atividade Econômica do Banco Central indica recuo na atividade econômica entre julho e setembro”, aponta o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe.
Segundo ele, “além da tragédia humanitária do conflito no Oriente Médio, soma-se a apreensão com o impacto de eventual escalada regional sobre a elevação do preço do petróleo. No Brasil isso poderia gerar um efeito dominó sobre o IPCA, o preço dos combustíveis, dos alimentos e de outros produtos, afetando diretamente o consumidor.”
O estudo foi realizado entre os dias 12 e 16 de outubro, com 2 mil pessoas nas cinco regiões do país, pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) para a Febraban.
Reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre o Oriente Médio
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
💻 https://www.brasilpopular.com/
📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.
Deixe um comentário