Publicidade

Grass, candidato do Brasil da Esperança, pode ir para o 2º turno contra Ibaneis

  • em



Instituto Veritá mostra candidato de Lula em segundo lugar na disputa pelo Buriti

 

 

Pesquisa divulgada nesta terça-feira (6) pelo Instituto Veritá mostra a tendência de haver segundo turno na disputa pelo Governo do Distrito Federal entre o atual governador, Ibaneis Rocha (MDB), e o candidato da coligação Brasil da Esperança, Leandro Grass. O emedebista tem 32,7% das intenções de voto, enquanto o candidato da federação PV-PT-PCdoB aparece com 11,5%.

 

 

 

Grass, que se apresenta como o candidato do ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT) em Brasília, é seguido de perto pela senadora Leila do Vôlei (PDT), que tem 9,8% das intenções de voto. O empresário Paulo Octávio (PSD) é o quarto, com 7,7%, seguido pelo senador Izalci (PSDB), lembrado por 6,9% dos entrevistados, e por Keka Bagno (PSol), com 1,4%.

 

 

 

O Instituto ouviu 1.221 eleitores de 27 a 30 de agosto em todas as regiões administrativas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) sob o número 08933/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-05392/2022.

 

 

 

Os candidatos Robson da Silva (PSTU), Renan Arruda (PCO), Teodoro da Cruz (PCB) e Lucas Salles (Democracia Cristã) receberam menos de 1% das intenções. Levando em consideração apenas os votos válidos, quando são desconsiderados os brancos e nulos, Ibaneis aparece com 43,3%. Para vencer no primeiro turno é preciso ter mais de 50% dos votos válidos.

 

 

 

A coleta de dados respeitou os percentuais por sexo, faixa etária e escolaridade no DF. “Este processo se tornou necessário para que a amostra represente fielmente a população estudada”, divulga o Instituto Veritá, que tem 27 anos de experiência em eleições em todo o Brasil e já realizou mais sete mil pesquisas e três milhões de entrevistas.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *