Publicidade

Governo Lula vai entregar 270 viaturas para combater feminicídio

  • em



Viaturas serão entregues para delegacias da Mulher e Patrulhas Maria da Penha de todos os estados brasileiros e Distrito Federal

 

 

O governo federal vai entregar aos estados e municípios 270 viaturas para unidades que combatem a violência contra a mulher. As viaturas vão ser entregues até o final de março, mês que marca o Dia Internacional da Mulher.

 

 

A entrega das viaturas foi anunciada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, em sua conta no Twitter. Essa ação marca a retomada do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), marco da segunda gestão do Governo Lula, em 2007, mas abandonado nos governos Dilma, Temer e Bolsonaro.

 

 

“Todos os estados irão receber. Os critérios estabelecidos (para entrega das viaturas) foram de índices de violência contra as mulheres. É uma ação que vai marcar a volta do Pronasci, que terá como primeiro eixo o enfrentamento à violência contra as mulheres e o combate ao feminicídio”, explicou ao Metrópoles a coordenadora do Pronasci, Tamires Sampaio.

 

 

O presidente @LulaOficial vai lançar uma nova etapa do PRONASCI, o Programa Nacional de Segurança com Cidadania. E vamos entregar no mês de março as primeiras 270 viaturas destinadas a unidades que trabalham contra o feminicídio. pic.twitter.com/SGTk3ic3u6

— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) March 1, 2023

 

As 270 viaturas serão destinadas a delegacias da mulher e Patrulhas Maria da Penha, o que inclui Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana. No Twitter, Dino compartilhou o vídeo de uma das viaturas. O veículo é branco, da marca Toyota, com giroflex no teto, adesivado com os símbolos do Pronasci e do governo federal.

 

O recurso para adquirir as viaturas é proveniente do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). Uma lei aprovada ano passado determinou que 5% dos recursos do FNSP sejam destinados ao combate da violência contra a mulher. O fundo é composto por recursos das loterias.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *