Publicidade

Governo do Canadá constrói ponte com garrafas recicláveis

  • em


A cidade de Montreal, no Canadá, ganhará no ano que vem a primeira ponte no mundo construída com garrafas recicláveis. A boa notícia dessa novidade vem em um período de pandemia, em um dos setores que mais vem sofrendo transformações ao longo dos últimos anos, afinal, há de procurar soluções mais ecológicas, verdes e sustentáveis em uma das indústrias mais poluentes da atualidade.

 

A ponte Darwin fica localizada na Ilha das Freiras e são utilizados 70 mil produtos de vidro reciclado, que foram transformados em um pó fino para depois poder ser adicionado à mistura de concreto.

 

A cidade de Montreal já usa esse modelo sustentável há alguns anos com a revitalização de calçadas e vias. Segundo o engenheiro e designer chefe do projeto, Étienne Cantin Bellemare, os resultados impressionam: “Descobrimos que os resultados são muito bons, então este material tem um desempenho muito bom em nosso clima”, disse.

 

Segundo Bellemare, o pó de vidro substituirá cerca de 10% do material de construção usado, economizando cerca de 40 toneladas de cimento. A substituição, não apenas torna a ponte mais durável, como reduz significativamente as emissões de CO2, já que essas garrafas poderiam ter um fim em aterros sanitários, poluindo ainda mais o meio ambiente. “Em Quebec e em todo o mundo, não sabemos o que fazer com o vidro, uma vez que está na lixeira, então agora há uma boa oportunidade de usar este material no concreto”, comemora.

 

Caso tenha um desempenho tão bom quanto o esperado pelas autoridades, o método poderá ser usado com mais frequência em outros lugares do mundo. O planeta Terra agradece!

 

Wyl Villas Bôas é jornalista e sempre otimista por dias melhores!
  • Compartilhe