Publicidade

Governo da Bahia escolherá cidades para aplicação em massa da primeira remessa da vacina Sputnik V

  • em



Após a politização da vacina Sputnik V pelo governo Jair Bolsonaro (sem partido) para impedir os estados da Região Nordeste vacinar sua população em massa contra a Covid-19 e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fazer o papelão internacional de limitar a vacinação com o imunizante russo a apenas 1% da população nordestina, o governo Rui Costa (PT), da Bahia, decidiu escolher algumas cidades para a vacinação em massa da primeira remessa. Leia aqui matéria sobre a decisão da Anvisa.

 

Quatro ou cinco cidades baianas devem receber a totalidade das doses da primeira remessa da vacina Sputinik V que chegará à Bahia. De acordo com o governador Rui Costa, as 300 mil doses serão aplicadas em todas as pessoas com mais de 18 anos dessas cidades. O objetivo, segundo o governador, é analisar os efeitos da imunização em massa nesses municípios. A definição das cidades será feita em uma reunião, a ser realizanda ainda nesta segunda-feira (14). Ele adiantou que serão escolhidos municípios com até 50 mil habitantes.

 

 

Costa garantiu, na manhã desta segunda, que, “no caso da Sputnik, ele irá definir hoje”. Ele informou que, em conversa com governadores do Nordestes, por ser, neste primeiro momento, um “lote pequeno”, com apenas 300 mil doses que devem imunizar 150 mil pessoas, a vacina russa será aplicada em quatro ou cinco cidades escolhidas para que a imunização seja feita em 100% da população acima de 18 anos.

 

 

O objetivo é buscar um resultado para que pesquisadores que estarão acompanhando as localidades possam ter em mãos a real situação pós-vacinação em massa. Se os resultados forem positivos para a imunização coletiva, os estudos vão poder apontar qual o melhor caminho a ser seguido pelos governos estaduais no combate a pandemia.

 

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *