Publicidade

Governo Bolsonaro pratica grilagem e leiloa 12 mil hectares da Terra Indígena Piripkura como fazenda

  • em



Terreno sobreposto à TI foi usado por uma construtora para quitar dívidas na Justiça. Nas redes sociais, Sônia Guajajara denuncia o abuso e convoca a população a assinar uma petição que exige políticas duradouras para os povos originários no site isoladosoudizimados.org ou no link da bio da @opi.isolados

 

 

O governo Jair Bolsonaro (PL) deixou expirar, na quinta-feira (17/3), a portaria de restrição de uso da Terra Indígena Piripkura, renovada em 2021 por um prazo de apenas 6 meses. Parte da área com indígenas isolados no Mato Grosso foi leiloada pela União para sanar dívidas de uma das propriedades.

A fazenda Concisa está sobreposta à TI em cerca de 12 mil hectares. A denúncia foi feita via Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato (Opi) em 9 de fevereiro e o Leilão encomendado via 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Foro Central – SP.

Mesmo com a denúncia, apontando que o leilão era irregular porque está em terra indígena em processo de reconhecimento, o Estado ignorou e prosseguiu com o leilão, arrematado por R$ 4.241.754,55.

 

A ARGR Construtora e Incorporadora, empresa vencedora do leilão, desistiu da compra no dia 25 de fevereiro, duas semanas após o arremate, alegando “falta de informação e profunda insegurança jurídica” nas informações prestadas pelo vendedor.

 

O ato demonstra mais uma vez que o Estado não está reconhecendo o processo de embargo e proteção dos territórios indígenas. Exija medidas duradouras de proteção aos povos isolados, assine a petição: :
isoladosoudizimados.org ou no link da bio da @opi.isolados

 

 

Texto do Instagram de Sônia Guajajara

 




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *