Publicidade

Gabriel Boric é o presidente eleito do Chile

  • em



Com 99,76% das pesquisas examinadas, Gabriel Boric vence o segundo turno presidencial com 55,86% dos votos.

 

 

Os resultados do Serviço Eleitoral (Servel) dão uma vitória categórica ao candidato Gabriel Boric no segundo turno presidencial sobre seu candidato, o de extrema direita José Antonio Kast.

 

 

Segundo Servel, com 99,76 por cento das mesas apuradas correspondendo a 46.776 dos 46.887, o candidato bórico tem 4.610.345 votos, o que corresponde a 55,86 por cento dos votos, enquanto o Pinochetista Kast conta com 3.642.835 sufrágios, ou seja, 44,14 por cento.

 

 

Da mesma forma, as autoridades eleitorais especificam que os votos nulos são 70.120 (0,84 por cento) e os votos em branco 23.860 (correspondendo a 0,29 por cento).

 

 

 

 

 

Após sua vitória, Boric manteve um diálogo com o presidente cessante Sebastián Piñera, onde ambos concordaram em priorizar a união dos setores populares para a construção de um Chile mais justo e igualitário.

 

 

“Farei o meu melhor para responder a este grande desafio (…) temos muito a fazer neste processo de transição e chegar a um acordo com todo o povo do Chile”, disse Gabriel Boric.

 

 

Ao mesmo tempo, o chefe de estado cessante Piñera convidou Boric para uma reunião na próxima segunda-feira para definir linhas de trabalho, “amanhã eu convido uma reunião de trabalho”, acrescentou Piñera.

 

 

“Parabenizo Boric pelo triunfo e valorizo ​​a contribuição de José Antonio Kast durante a campanha (…) Boric será o presidente de todos os chilenos. Hoje mais de 8 milhões votaram, uma das maiores participações, é um exemplo da democracia “, declarou Sebastián Piñera.

 

 

Piñera disse que durante o seu governo enfrentou momentos muito complexos, “governar não é fácil, passamos por momentos difíceis e, apesar das adversidades, nunca cedemos”, acrescentou.

 

 

Após a vantagem do candidato Boric, o extrema-direita Kast reconheceu sua derrota e pediu a seus apoiadores que continuem trabalhando por um Chile melhor.

 

 

É importante destacar que, durante o dia das eleições, cidadãos de Santiago do Chile denunciaram que o setor de transporte paralisou várias frotas de ônibus, o que dificultou a mobilização dos cidadãos para votar.



 

 

SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *