Programado a princípio para acontecer em janeiro de 2022, o Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD) teve as atividades presenciais adiadas no início do ano devido ao avanço, naquele momento, da contaminação de Covid19. Algumas atividades foram realizadas online, mas agora, o FSMJD já tem nova data e programação presencial.
O Fórum Social Mundial Justiça e Democracia é um movimento de resistência, de denúncia, de criação e de luta para a transformação do sistema de justiça assim como de consolidação de instituições nele envolvidas e comprometidas com os valores da democracia, da dignidade e da justiça social.
As inscrições estão abertas. Confira outras informações no site https://fsmjd.org.
Confira a programação:
Dia 26/04, às 17h – Marcha de abertura
Dia 27/04, às 11h:
Mesa: “Vítimas do sistema de justiça”
Mediação: Tânia Maria Saraiva de Oliveira: Advogada, membra da coordenação executiva da ABJD e do comitê facilitador do FSMJD.
Debatedores: Dilma Rousseff: Primeira Presidenta do Brasil e economista;
Fernanda Kaingang: militante em defesa dos povos indígenas, primeira advogada indígena da região sul do Brasil e do povo Kaingang; Marinete Silva: mãe da vereadora Marielle Franco; Ana Paula Oliveira: Pedagoga e cofundadora do Coletivo Mães de Manguinhos; Luís Nassif: Jornalista e colunista independente do GGN.
Dia 27/14, às 16:30
Mesa Eixo 1 “Capitalismo, desigualdades, relações sociais, mundos do trabalho e sistema democráticos de Justiça”
Mediação: Vanessa Patriota da Fonseca: Procuradora do MPT, coordenadora nacional do Coletivo Transforma MP e membra do Comitê facilitador do FSMJD.
Debatedores: Jules Falquet: Professora de Filosofia da Universidade de Paris;
Creuza Maria Oliveira: Presidenta de honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e presidenta do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas da Bahia; Miguel Soldatelli Rossetto: Sociólogo, sindicalista, ex-ministro do Desenvolvimento Agrário e ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República e do Trabalho e Previdência Social.
Dia 28/04, às 11h
Mesa Eixo 2 “Democracia, arquitetura do sistema de Justiça e forças sociais”
Mediação: Raquel Braga: juíza aposentada do TRT/RJ, integrante da AJD, ABJD e do comitê facilitador do FSMJD.
Debatedores: Rubens Casara: Juiz do TJ/RJ, Prof. da EMERJ, fundador do MMFD, membro da AJD e do Corpo Freudiano; Larissa Liz Odreski Ramina: Professor e coordenadora do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR e membra da ABJD; Soraia Mendes: Advogada, Professora universitária, perita em processo penal credenciada pela Corte Interamericana de Direitos Humanos.
Dia 28/04, às 19h
Mesa Eixo 3 “Sistema de Justiça, democracia e direitos de grupos vulnerabilizados”
Mediação: Carla Caroline: Defensora pública em SE, presidenta da Comissão de Trabalho de Enfrentamento à Desigualdade Social e Racismo Estrutural da DPSE, co-idealizadora do Projeto Bruxas do Plenário: Tribunal do Júri e Direitos Humanos.
Debatedores: Matheus Gomes: Vereador em Porto Alegre, militante do movimento estudantil negro e periférico. Integrante do Afronte, Nós Por Nós Solidariedade e do Movimento Negro Unificado; Vilma Reis: Socióloga, ativista do movimento de Mulheres Negras, Abolicionista Penal, cofundadora da Coletiva Mahin Organização de Mulheres Negras para os Direitos Humanos da Coalizão Negra por Direitos; Kretã Kaingang: Coordenador Político da Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (ARPIN-Sul), fundador do Acampamento Indígena Revolucionário (AIR), cofundador e presidente da Orccip Curim.
Dia 29/04, às 11h
Mesa Eixo 4 “Democracia, comunicação, tecnologias e sistema de Justiça”
Mediação: Alessandra Queiroga: Promotora de Justiça do MPDFT, integrante do Coletivo Transforma MP e do Comitê Facilitador do FSMJD.
Debatedores: Sérgio Amadeu: Sociólogo, Software Livre e da inclusão digital no Brasil e presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação; Jéssica Moreira: Escritora e jornalista, co-fundadora do veículo Nós, repórter da Agência Mural de Jornalismo das Periferias, autora do blog Morte sem Tabu e do livro Vão: trens, marretas e outras histórias; Renata Mielle: Jornalista, coordenadora do Barão de Itararé, integrante da Coalizão Direitos na Rede, da Comissão de Comunicação do Conselho Nacional de Direitos Humanos e integrou a executiva do FNDC.
Dia 29/04, às 19h
Mesa Eixo 5: “Perspectiva transformadora do sistema de Justiça e centralidade da Cultura”
Mediação: Mauro Moura: Professor de música cantautor, educador social e militante negro.
Debatedores: João César de Castro Rocha: Professor universitário da UERJ, pesquisador do CNPq e autor de diversas obras; Ecila Mendes: Professora de Direito, atriz, bailarina e integrante de movimentos sociais; Cecília Amália Santos: Procuradora do MPT, coordenadora do GT de Comunidades Tradicionais do MPT, ex-juíza do Trabalho e membra do Coletivo Transforma MP.
Dia 30/04, às 14h – Assembleia Geral
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
💻 https://www.brasilpopular.com/
📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.
Deixe um comentário