Publicidade

Fome, inflação e evasão escolar assombram, de novo, o Brasil

  • em



O Brasil vive um roteiro de filme de terror. “Fantasmas” eliminados há tempos, como a fome, a pobreza, a evasão escolar, o desmatamento e a inflação descontrolada, voltam a atormentar os brasileiros. Só para ter uma ideia a fome voltou a patamares dos anos de 1990, a inflação a índices de 2003, a evasão escolar a 2006 e o desmatamento a 2008.

 

As políticas públicas de inclusão social dos governos Lula e Dilma, reconhecidamente, reduziram de forma significativa as principais mazelas do Brasil. Tanto é que a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2014, tirou o nosso Brasil do Mapa da Fome. Porém, em 2022, uma pesquisa realizada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (PENSSAN) mostrou que 33 milhões de brasileiros vivem atualmente em situação de insegurança alimentar, o que representa 15% da população.

 

É verdade que a fome é um problema crônico em nosso país – mesmo sendo um dos maiores produtores e exportadores de alimentos -, assim como a desigualdade social, mas não justifica o retrocesso. Lula e Dilma já provaram que é possível garantir comida na mesa dos brasileiros, é possível um teto para os brasileiros, é possível ter uma economia estável, é possível cuidar do meio ambiente, é possível manter nossos jovens na escola.

 

Essas ações são fruto de uma política pública transversal, ramificada e bem orquestrada que distribuiu renda e permitiu que as pessoas pudessem passar a ter outras preocupações, outros objetivos que não fossem o de conseguir um prato de comida, porque este já era realidade.

 

O jogo político, por outro lado, que tem o lucro de poucos acima do bem-estar da nação, empurra o Brasil, o nosso Brasil, ao abismo da pobreza, da violência, da evasão escolar… os números estão aí e falam por si.

 

O mais trágico nesse enredo é que a pessoa que hoje senta na cadeira mais importante do país não tem nenhum compromisso com o combate às desigualdades e opressões, pelo contrário, tem opinião avessa às necessidades humanas.

 

E não adianta tentar argumentar que a pandemia é a única responsável pela miséria que se alastra. É culpa também da má gestão da pandemia que permitiu milhões de brasileiros não ficassem sem ter o que pôr no prato.

 

A pandemia certamente dificulta e contribui para o aprofundamento das desigualdades, especialmente em um país onde as leis trabalhistas são enterradas dia após dia, onde o aumento do trabalho informal é considerável, onde os recursos para saúde são reduzidos.

 

Não ouso ignorar as dificuldades que esta doença e suas consequências influem sobre todos, mas é inegável que a forma como a pandemia foi gerida nos trouxe ao resultado catastrófico desta pesquisa e a volta de velhos fantasmas.

 

Entretanto, sabemos que é possível voltar a sorrir de novo e, em breve!

 

 

 

(*) Artigo de Arilson Chiorato, deputado estadual e presidente do PT-PR 




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com