Publicidade

Fernanda Montenegro e Gilberto Gil eleitos imortais na ABL

  • em



Seis dias após eleger a atriz Fernanda Montenegro a nova imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) para ocupar a Cadeira 17, os membros da entidade elegeram o cantor Gilberto Gil como mais um novo imortal. Ele vai ocupar a Cadeira 2o.

 

 

Em 124 de existência da ABL, Fernanda Montenegro é a nona mulher e a primeira atriz escolhida para ocupar uma das cadeiras da Academa. Dedicou quase 80 de seus 92 anos de idade à dramaturgia. Única concorrente à vaga, ela foi eleita, quinta-feira (4/11), com 32 votos dos membros. Além disso, ela é a primeira mulher a assumir a Cadeira 17 e sucederá o diplomata Affonso Arinos de Melo Franco (1930-2020).

 

 

Antes de Affonso Arinos, a Cadeira 20 foi ocupada pelo escritor Sílvio Romero, o poeta Osório Duque-Estrada, o antropólogo Roquette-Pinto, o crítico literário Álvaro Lins e o filólogo Antonio Houaiss.

 

 

“Fernanda Montenegro é um dos grandes ícones da cultura brasileira. Intelectual engajada e sensível leitora do real”, disse Marco Lucchesi, presidente da ABL. “Sua presença enriquece os laços profundos da Academia com as artes cênicas”, completou.

 

 

Para ela, ser eleita como imortal da ABL é uma forma de resistência da cultura durante um governo que atua para destruir a produção e apagar todos os traços culturais do povo brasileiro.  Eu acho que a academia é um centro de resistência cultural brilhante e histórica. Eu sei que essa crise no campo cultural das artes vai passar, vai passar. Não há como sobreviver no bruto, sabe? Na ignorância”, definiu a atriz.

 

 

 

Nesta quinta-feira (11/11), mal chegou de uma turnê de 50 dias na Europa, em que fez vários shows acompanhado da cantora Adriana Calcanhoto, Gilberto Gil recebeu a notícia de que havia sido eleito, com 21 votos dos membros, para ocupar a Cadeira 20, que ficou vaga com a morte do jornalista Murilo Melo Filho, em 27 de maio de 2020.

 

 

Na votação, Gil superou o poeta Salgado Maranhão (sete votos) e o escritor Ricardo Daunt (nenhum voto). Além de Melo Filho, ocuparam a cadeira 20, Salvador de Mendonça (fundador), Emílio de Meneses, Humberto de Campos, Múcio Leão e Aurélio de Lyra Tavares.

 

 

“Não são só os poetas, enfim, classicamente considerados aqueles que escrevem poemas, publicam livros e etc, mas é um autor de canções populares, de música popular. Uma boa quantidade delas, são 600 pelo menos, algumas com reconhecida qualidade literária, o que é um aspecto também que deve ser considerado. Muito do acolhimento dado pelos acadêmicos se deve ao fato de que há uma reconhecida qualidade no meu trabalho poético, na minha escritura como compositor”, disse Gil, em entrevista ao Jornal Nacional.

 

 

Composta por 40 membros efetivos, a ABL foi inaugurada em 20 de julho de 1897, com sede no Rio de Janeiro. A instituição cultural tem como principal objetivo o cultivo e a valorização da língua e da literatura nacionais. Após eleitos, seus membros mantêm o vínculo acadêmico com a instituição até o fim da própria vida. A ABL tem também sócios correspondentes estrangeiros.

 

 

A eleição de Gilberto Gil é a segunda após a retomada das atividades presenciais, que ficou parcialmente fechada entre março de 2020 e outubro de 2021 por causa da pandemia do novo coronavírus.

 




 

 

SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *