A pesquisa sobre a Felicidade Interna Bruta (FIB) na Universidade de Brasília (UnB) está em sua última semana para participação e é muito importante conhecer o FIB da comunidade acadêmica.

 

O índice de Felicidade Interna Bruta (FIB) mensura a felicidade e o bem-estar geral da população, indiretamente informando sobre a qualidade de vida e o progresso social. Possui nove dimensões: bem-estar psicológico, saúde, uso do tempo, vitalidade comunitária, educação, cultura, meio ambiente, governança e padrão de vida. Os indicadores FIB são ferramentas de avaliação para acompanhar os progressos de desenvolvimento sustentável em longo prazo na comunidade acadêmica.

 

A pesquisa é realizada pelo projeto Selo- ODS Instituições de Ensino Superior, coordenado pelo Programa Estratégico UnB 2030 com participação do FIB2030, Instituto Selo Social e Roda das Minas e é destinada a todas/as/es estudantes, professoras/es e servidores/as da UnB. A avaliação da FIB é feita através de questionário aplicado junto a comunidade acadêmica que aborda também aspectos sociodemográficos. Para avaliar a FIB, o intercruzamento com dados sociodemográficos é extremamente importante para identificar vulnerabilidades, fortalezas e propor melhorias nos aspectos de felicidade e bem estar da comunidade acadêmica.

 

Participação pelo link https://pt.surveymonkey.com/r/FIBUnB

 

 

A parceria Selo-ODS e FIB2030 tem por objetivo mobilizar as IES a fortalecerem a implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, considerando a Felicidade Interna Bruta nas práticas e decisões relacionadas a vida nos seus territórios. O índice FIB pode auxiliar a definir a priorização de ODS a serem fortalecidos em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Especialmente, pode auxiliar a imaginar um contexto de retomada de atividades a partir de uma avaliação específica de elementos relacionados à pandemia de COVID-19.

 

(*) Artigo do grupo FIBLab Laboratório Inove Dimensões