Publicidade

Federação Árabe Palestina do Brasil cobra espaço na GloboNews: “Acesso ao contraditório”

  • em



Entidade afirma estar sendo ignorada pela emissora, que dá grande tempo e destaque a analistas pró-Israel para comentar o conflito no Oriente Médio

 

 

 

A escalada do conflito entre Israel e Palestina, desencadeada pelo ataque do grupo político islâmico-palestino Hamas contra áreas ocupadas por colonos e forças de segurança de Israel, tem sido amplamente discutida pela mídia mundial e brasileira.

 

 

LEIA TAMBÉM: Entenda por que se usa o termo “apartheid” para definir o que Israel faz com palestinos

 

 

GloboNews, emissora de jornalismo com a maior audiência do país, tem dado grande destaque ao assunto, conduzindo inúmeras entrevistas com analistas para avaliar as causas, consequências e contexto do conflito. No entanto, uma preocupação tem surgido em relação à representatividade das perspectivas envolvidas.

 

 

A maioria dos entrevistados pelo canal  são jornalistas e “especialistas” com posicionamento pró-Israel, o que pode limitar uma análise mais profunda sobre uma questão geopolítica tão complexa.

 

 

Em resposta a esse desequilíbrio na cobertura midiática da escalada da violência no Oriente Médio, a Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), entidade que representa a diáspora palestina no país e reúne cerca de 60 mil refugiados e seus descendentes, vem cobrando espaço na emissora.

 

 

Através das redes sociais, a Fepal revelou que tem procurado a GloboNews desde o sábado (7), quando os primeiros ataques do Hamas contra Israel foram deflagrados a partir da Faixa de Gaza.

 

 

“Oi, GloboNews, tudo bem? Estamos procurando vocês desde a manhã de ontem, 07, para falar sobre a Palestina. Vimos inúmeros propagandistas do apartheid israelense entrarem ao vivo diversas vezes. Não tem espaço para a representação palestina na programação de vocês?”, questionou a federação em postagem no X, o antigo Twitter, no último domingo (8).

 

 

A Fepal ressalta que, além de ser uma obrigação ética do jornalismo dar espaço a entidades palestinas, o direito ao contraditório é fundamental para garantir que o público tenha acesso a diferentes perspectivas e visões sobre o conflito.

 

 

Segundo a entidade, a GloboNews pode estar praticando o que eles chamam de “censura midiática” ao não entrevistar representantes da causa palestina no Brasil, o que configuraria uma “violação do dever jornalístico”.

 

 

“A demonização dos palestinos – e dos povos não-ocidentais no geral – é, realmente, uma marca histórica do jornalismo da Globo (…) Estamos começando a achar que talvez o interesse maior seja alimentar a narrativa sionista, a desinformação da sociedade brasileira e a higienização do apartheid de Israel. Seguimos aguardando”, escreveu ainda a Fepal.

 

“Oi, Guga Chacra”

 

 

Nesta terça-feira (9), a Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal) seguiu cobrando a GloboNews por espaço na emissora para comentar o conflito entre israelenses e palestinos.

 

 

A cobrança, desta vez, foi direcionada a Guga Chacra, jornalista da emissora que cobre questões internacionais e conflitos no Oriente Médio.

 

 

A Fepal respondeu a uma publicação de Guga feita no X, o antigo Twitter, reportando corpos encontrados após o que ele classificou como “ataque terrorista do Hamas”.

 

 

“Oi, Guga Chacra. Já que vocês não nos dão espaço na GloboNews, relembramos alguns atentados terroristas cometidos por Israel. Gaza, 2008: 1391 palestinos mortos, 344 crianças. Gaza, 2014: 2189 palestinos mortos. Massacre de Sabra e Chatila, 1982: +2400 palestinos mortos”.

 

 

 




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com