Publicidade

Extermínio | Indea manda matar 320 pássaros apreendidos e causa comoção

  • em



O sacrifício de 320 aves silvestres causou comoção quinta-feira (07.09) em Mato Grosso. Os animais haviam sido apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal,  em Sorriso  (420 km de Cuiabá). A determinação de matar os passaros foi do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea).

 

 

 

Em nota, o Instituto informou que a medida, além de ser resguardada pela legislação vigente, era necessária por se tratar de aves sem procedência sanitária e que a “introdução da doença traria prejuízos incalculáveis, não só a economia do município, mas também do estado e do país”.

 

 

A zootecnista e proprietária da clínica onde os animais estavam, Karine de Camargo, disse que não foi favorável à decisão da eutanásia, mas afirmou que não poderia descumprir a determinação do órgão.

 

 

De acordo com Karine, uma médica da sua equipe fez uma avaliação dos pássaros e constatou que nenhum deles apresentava sintomas da doença.

 

 

“A gente respeita os órgãos, estamos aqui para cumprir nosso papel, que é de consulta, tratamento e reabilitação dos animais destinados a nós pra isso. Como existe uma ordem de alguns responsáveis por isso, a gente não pode impedir que isso se cumprisse”, disse ela.

 

 

A zootecnista ainda relatou que se colocou à disposição para que as aves permanecessem na clínica por mais 180 dias para que passassem por uma avaliação gratuita.

 

 

A decisão do Indea se baseou na Na última quinta-feira (31), governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), declarou estado de emergência zoossanitária no território mato-grossense para prevenir a Influenza Aviária H5N1 de Alta Patogenicidade (IAAP), conhecida como gripe aviária.

 

 

Leia aqui: 

 

 

Mato Grosso declara emergência zoossanitária para prevenir gripe aviária

 

 

O decreto vale por 180 dias. Até então, o estado não possui registros de casos da doença.

 

 

As aves sacrificadas são da espécie ‘Canário Venezuelano’ que, antes do resgate, estavam sendo transportadas em oito gaiolas com destino a São Paulo, onde seriam comercializadas.

Fonte: Portal

 




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com