Publicidade

Exército e Polícia reprimem manifestações pró-Castillo no Peru

  • em



Faz parte do clima de tensão após a declaração do governo, na véspera, do estado de exceção por 30 dias.

 

Nas províncias peruanas de Ayacucho, Cusco, Cajamarca e Apurimac, começaram nesta quinta-feira os protestos e a repressão contra as reivindicações de libertação do presidente deposto Pedro Castillo, bem como o avanço das eleições e a convocação de uma Assembleia Constituinte.

 

 

Na cidade de Loreto, os manifestantes iniciaram uma mobilização pelas ruas centrais de Iquitos exigindo as próximas eleições gerais, a renúncia da presidente nomeada pelo Congresso, Dina Boluarte, e o fechamento do Congresso.

 

 

Por su parte, en Cajamarca, transportistas de la provincia de Jaén protagonizan el bloqueo de la vía Jaén – San Ignacio, en dos puntos: el cruce al distrito de Bellavista y el acceso al aeropuerto de Shumba. Asimismo, se mantiene bloqueada la carretera Fernando Belaúnde Terry, en el cruce Chamaya.

Além disso, são anunciadas mobilizações em Jaén, fechamento de mercados e proibição do trânsito urbano de mototáxis.

Por sua vez, em Ancash, mais de 500 manifestantes se mobilizam pacificamente na cidade de Chimbote também para exigir o fechamento do Congresso e as eleições gerais. Apoiadores de Antauro Humala se juntaram à marcha.

Na véspera, o governo Boluarte declarou Estado de Exceção por 30 dias em todo o país e ordenou o envio de forças militares junto com a polícia.

Até o momento, a repressão às manifestações iniciadas após a prisão de Pedro Castillo resultou na morte de 8 pessoas, segundo a Defensoria.

 

Entretanto, horas antes do debate sobre os projetos de reforma constitucional referentes ao avanço das eleições gerais no Congresso, a presidente de facto, Dina Boluarte, pediu ao parlamento que tomasse o que chamou “as melhores decisões para encurtar os prazos e fazer as reformas necessárias. “

 

 

Por fim, o juiz Juan Checkley emitirá a resolução sobre o pedido de prisão preventiva de Pedro Castillo e Aníbal Torres nesta quinta-feira às 17:00 hora local (21:00 UTC).

 

https://videos.telesurtv.net/es

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *