Publicidade

Ex-deputado Daniel Silveira volta a ser preso por descumprir medidas da Justiça

  • em



‘O que se verifica é o completo desrespeito e deboche do réu condenado’, diz Moraes sobre Daniel Silveira. Na casa dele, a PF encontrou mais de R$ 270 mil em dinheiro vivo

 

O ex-deputado federal Daniel Silveira voltou a ser preso por descumprir medidas impostas pela Justiça. A determinação foi do Supremo Tribunal Federal. Na casa de Silveira, a PF encontrou mais de R$ 270 mil em dinheiro vivo. Matéria do site Rede Brasil Atual (RBA) recorda que, “da tribuna da Câmara dos Deputados, o ex-parlamentar chegou a dizer que se recusaria a usar tornozeleira e prometeu que não acataria “ordem do Alexandre de Moraes”. Está preso.

 

O comportamento do ex-deputado e aliado próximo de Jair Bolsonaro Daniel Silveira, preso nesta quinta-feira (2) por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), é apontado no despacho do ministro como uma pessoa que quer deixar clara sua recusa em cumprir as determinações da Justiça (leia a íntegra aqui). Silveira se encaixa com perfeição no que pregou o próprio Bolsonaro em 7 de setembro de 2021, quando prometeu que não iria cumprir decisões de Moraes.

 

“O que se verifica é o completo desrespeito e deboche do réu condenado com as decisões judiciais emanadas desta Suprema Corte, inclusive em relação às medidas cautelares referendadas pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal”, anotou o ministro na ordem de prisão.

No Dia da Independência em 2021, no auge de seus ataques ao Supremo, Bolsonaro não economizou na vulgaridade, e chamou Moraes de “canalha”. “Dizer a vocês que qualquer decisão do senhor Alexandre de Moraes, esse presidente não mais cumprirá. A paciência do nosso povo já se esgotou, ele tem tempo ainda de pedir o seu boné e ir cuidar da sua vida. Ele, para nós, não existe mais”, desafiou naquele dia o hoje ex-presidente, que fugiu do país um dia antes do fim de seu mandato, para não passar a faixa ao sucessor Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Código de Processo Penal

 

No despacho da ordem de prisão ao ex-deputado Daniel Silveira, Moraes cita o Código de Processo Penal, que prevê que o juiz pode decretar a prisão preventiva no caso de descumprimento de medidas cautelares condicionantes para não ir para o cárcere.

Para Silveira, além da tornozeleira eletrônica, Alexandre de Moraes determinou a proibição de “qualquer forma de acesso ou contato” com demais investigados e “proibição de frequentar toda e qualquer rede social, instrumento utilizado para a prática reiterada das infrações penais”.

 

Solto no final de 2021 com as condicionantes cautelares, Daniel continuou a atacar ministros do STF e adotou outras atitudes de acintosa desobediência à Justiça. Entre outras falas em redes sociais, em 26 de setembro de 2022, já condenado, ele afirmou no Youtube: “O STF é malandrinho, cheio de malandrinhos ali (…). O Presidente (Bolsonaro) perdoou pena privativa de liberdade, restritiva de direito, multa e eles vieram colocando: ‘bota tornozeleira’. Aí eu fui e falei: ‘não uso porque a ordem tá ilegal’ e banquei”.

 

Após o parlamentar bolsonarista ser condenado pelo STF a 8 anos e 9 meses de prisão, em abril de 2022, por ataques às democracia, o então presidente e protetor Bolsonaro decretou indulto a Silveira.

 

Desafio acintoso ao Judiciário

 

Na ordem de prisão, Moraes anota que no período em que esteve solto sob cautelares, Daniel  Silveira “danificou o equipamento de monitoração eletrônica que estava sob sua responsabilidade, além de reiterar os ataques comumente proferidos contra o STF e, no período eleitoral, contra o TSE, colocando em dúvida o sistema eletrônico de votação”.

 

“De maneira ainda mais grave”, diz ainda Moraes, Silveira usou a tribuna do Plenário da Câmara dos Deputados como deputado federal para anunciar que não cumpriria decisão do Plenário do STF. “Aqui eu falo em tribuna: não será acatada a ordem do Alexandre de Moraes enquanto não for deliberada pela Casa. Quem decide isso são os deputados”, disse em março de 2022 o insolente deputado bolsonarista, que voltou à prisão nesta quinta (2), um dia depois de perder o foro privilegiado.

Matéria de O Globo mostrou, em abril de 2022, que Daniel Silveira foi policial militar no Rio de Janeiro por 7 anos. Deixou o cargo em 2018 para se candidatar a deputado federal, sendo eleito pelo PSL, à época partido do presidente Jair Bolsonaro, hoje no PL.
Sua primeira aparição de destaque foi antes da eleição, quando ajudou a quebrar uma placa de rua feita em homenagem à vereadora Marielle Franco, assassinada no mês de março daquele ano. Silveira estava acompanhado de Rodrigo Amorim, que se elegeu deputado estadual.
Durante campanha em 2018, Daniel Silveira quebrou placa com nome da vereadora Marielle Franco, assassinada em março daquele ano Foto: REPRODUÇÃO/TWITTER
Durante campanha em 2018, Daniel Silveira quebrou placa com nome da vereadora Marielle Franco, assassinada em março daquele ano Foto: REPRODUÇÃO/TWITTER

Com edição do Jornal Brasil Popular




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *