Publicidade

EUA criam condições que obrigam países a se afastarem do dólar, diz representante do FMI

  • em



Alexei Mozhin, representante da Rússia no FMI, observou que o papel do dólar na economia mundial se deve à falta de alternativas

 

Os Estados Unidos criaram condições que obrigam outros países a buscar alternativas ao dólar no comércio internacional, declarou na segunda-feira Alexei Mozhin, representante da Rússia no Fundo Monetário Internacional (FMI).

 

 

“Os próprios americanos criaram uma situação em que a busca por alternativas ao dólar inevitavelmente começou . E agora estamos vendo isso”, disse Mozhin em entrevista à RIA Novosti  ,  acrescentando que os países estão usando cada vez mais outras moedas, como o yuan. “Vemos que os iranianos, os brasileiros e os sauditas já estão começando a negociar em yuan não só com a China, mas também com terceiros países”, afirmou.

 

 

O representante da Rússia no FMI listou vários fatores que protegem o dólar, que durante anos se manteve como moeda de reserva e principal meio de pagamento e poupança da economia mundial. “O poder militar dos EUA também importa, porque protege a moeda. O tamanho da economia dos EUA e do setor financeiro também são fatores, mas ainda assim o principal é simplesmente a falta de alternativas “, observou Mozhin.

 

 

O político destacou que o processo de desdolarização já começou. ” É claro que isso não acontece de uma hora para outra, mas o processo já começou “, afirmou. Além disso, Mozhin destacou que é errado que o dólar, que é uma moeda nacional, seja tão amplamente utilizado no mundo, já que é emitido “pelo interesse nacional e pelo compromisso econômico e financeiro de um país”.

 

 

  • Mais e mais nações perdem a confiança no dólar. O processo de redução do peso da moeda norte-americana nas reservas cambiais mundiais acelerou, segundo os últimos dados do Fundo Monetário Internacional. As estatísticas da agência mostram que a participação do dólar nas reservas internacionais dos bancos centrais caiu gradualmente para um mínimo de quase três décadas, chegando a uma participação de 58% no quarto trimestre de 2022.

 

  • A Rússia já há alguns anos começou a substituir o dólar por outras moedas e reduziu o número de contas bancárias e transações envolvendo moedas ocidentais. A rejeição do dólar e a transição para o comércio de moedas nacionais é um processo que ” terá um efeito curativo na economia mundial “, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, no mês passado.

 

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com