Publicidade

Estudo mostra presença de coronavírus em esgotos de Porto Alegre, Canoas e Gravataí

  • em


Amostras de coronavírus são encontradas nos esgotos das cidades de Porto Alegre, Canoas e Gravataí e Canoas. A pesquisa foi realizada pela Universidade Feevale de Novo Hamburgo, desenvolvida em parceria com o governo gaúcho. O vírus encontrado no esgoto é incapaz de transmitir a Covid-19, segundo os pesquisadores.

 

As coletas apontam que o crescimento foi gradual em Porto Alegre, no dia 9 a presença era de 12,5%, no final do mês atingia 42,9%. Uma nova alta foi constatada no dia 20 de junho, com 83,03%, em julho o vírus aparecia em 100% das amostras. Também foram coletadas amostras nas estações de tratamento de Canoas e Gravataí. O resultado foi semelhante.

 

O estudo ajuda a mapear a presença do vírus, e futuramente poderá auxiliar, caso haja uma segunda onda de infecção. ”Se o vírus recomeçar a circular em alguma região, poderá ser observado antes dele causar surtos em pessoas. Esse dado poderá ser usado para que a Secretaria da Saúde tome medidas de controle em determinados bairros e regiões”, afirma uma das participantes da pesquisa, a professora do Laboratório de Virologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ana Cláudia Franco.

 

Pesquisa mostra presença do coronavírus em rede de esgoto da Região Metropolitana e em Porto Alegre / Foto: Divulgação/Feevale

 

  • Compartilhe