Publicidade

Estátua de Marielle Franco foi inaugurada na Praça Mário Lago, no centro do Rio

  • em



“Na Praça Mário Lago
Marielle desfilando
Desafiando a repressão
Caminhando e cantando e seguindo a canção”
Mario Lago Filho

 

 

Estátua de Marielle inaugurada no Buraco do Lume, na Praça Mário Lago, centro do Rio, lugar em que ela prestava contas de seu mandato de vereadora e presidenta da Comissão da Mulher da Câmara Municipal. Foto: Instituto Marielle Franco

 

 

Nesta quarta-feira (27), Marielle Franco completaria 43 anos se não tivesse tido sua vida interrompida por um crime brutal, em 14 de março de 2018, no centro do Rio de Janeiro. Para homenageá-la, o Instituto Marielle Franco, criado e dirigido pela família dela,  se mobilizou para inaugurar a estátua nesta quarta, dia em que a vereadora completaria 43 anos e dois dias depois do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha (comemorado no dia 25 de julho).

 

 

A estátua tem tamanho real, de 1,75m, de bronze, e está localizada no Buraco do Lume, na Praça Mário Lago, no centro do Rio de Janeiro. Esse lugar, segundo nota do instituto, era onde Marielle ia toda sexta-feira para prestar contas à população da sua atuação enquanto vereadora e presidenta da Comissão da Mulher da Câmara Municipal do Rio.

 

 

 

Após a inauguração, foi realizada uma aula pública, a partir das 17h, com intelectuais negras e intitulada “A memória é a semente para novos futuros: legado, justiça e reparação”.  Em seguida, houve uma batalha de poetisa sobre a defesa de memória de Marielle. Além da presença de estudantes de cursinhos pré-vestibulares comunitários, o público também participou.

 

 

A estátua foi construída com o dinheiro de uma vaquinha virtual, em 2021, que arrecadou cerca de R$ 40 mil, com 650 doações. A obra em bronze foi esculpida pelo Edgard Duvivier e é mais uma lembrança para manter viva a memória da vereadora assasinada em 14 de março de 2018 com o seu motorista Anderson Gomes. O assassinato completou 4 anos sem que se conheça o mandante do crime.

 

 

Nas redes sociais, o Instituto Marielle Franco escreveu: “Aula Pública ‘A memória é a semente para novos futuros’ e Slam Justiça por Marielle na inauguração da estátua Marielle Franco!  Dia histórico e emocionante de homenagem às verdadeiras heroínas e heróis do país!”

 

 

 




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *