Publicidade

Entidades alertam OCDE sobre retrocessos no Brasil durante o governo Bolsonaro

  • em



Em carta, signatários manifestam suas preocupações em relação à recente abertura das discussões formais para a adesão do País à organização

 

Entidades da sociedade civil endereçaram uma carta à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) com um alerta sobre os retrocessos em áreas como direitos humanos, meio ambiente, transparência e combate à corrupção no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

 

Entre as organizações que assinam o documento, encaminhado a Mathias Cormann, secretário-geral da organização, estão a Anistia Internacional Brasil, a Human Rights Watch, a Transparência Internacional – Brasil e a WWF-Brasil.

 

Os signatários, que tratam da adesão do Brasil à OCDE, destacam que o processo de entrada no bloco “deve ser visto como uma oportunidade de correção de rumos”.

 

“Diante do desmonte ambiental no Brasil – retrocesso legislativo, paralisação de fiscalização e redução de orçamento – todas as iniciativas que visem parar a escalada de destruição são válidas”, disse Mauricio Voivodic, diretor executivo do WWF-Brasil. “Esta carta é mais um esforço de colocar o país num rumo coerente com a ciência e com os países que se preocupam com um futuro sustentável e climaticamente justo”.

 

A aproximação do Brasil da OCDE era uma das prioridades da política externa do governo Bolsonaro. A preocupação das instituições signatárias é de que o presidente use das negociações como forma de chancela das suas políticas erráticas.

 

Segundo a carta, os retrocessos no Brasil nos últimos três anos violam as diretrizes da própria OCDE, que se comprometeu a atuar na “vanguarda de práticas modernas de gestão e transparência”.

 

Leia o documento na íntegra:

 

1304 Carta OCDE sobre entrada do Brasil

 




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *