Publicidade

Em reunião, diretoria do BNDES se pronuncia contrária à perda de direitos políticos na Copel

  • em



O processo de privatização da Companhia Paranaense de Energia (Copel) foi a pauta central de reunião entre a Frente Parlamentar das Estatais e Empresas Públicas com a diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nesta sexta-feira (26/05).

 

A reunião, que contou com representantes da bancada de Oposição da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e também da bancada de deputados federais do Paraná, e teve como foco o processo de venda da Copel, e o pedido de providências feito pelos parlamentares no final de abril.

 

O encontro, que ocorreu de forma virtual, contou com a participação do coordenador da Frente, deputado Arilson Chiorato (PT), do deputado Elton Welter (PT) e da deputada federal Gleisi Hoffmann (PT) com a diretora de Mercado de Capitais e Finanças Sustentáveis do BNDES, Natália Dias, e integrantes da Diretoria de Planejamento e Estruturação de Projetos.

 

O BNDES, por meio da diretora Natália Dias, adiantou que já foi declarou para a Copel a posição contrária do banco estatal à limitação do direito de voto nos 10% das ações (o que é previsto na Lei Estadual 21.272/2022), após a Copel apresentar os termos gerais e a questão dos chamados “direitos políticos”, ou seja, de voto nas decisões da empresa.

 

O BNDES também se colocou à disposição para receber todas as demandas e denúncias, fornecer os documentos e contratos que são públicos, e participar da audiência pública prevista para dia 01/06, organizada virtualmente pela companhia.

 

“O objetivo desse encontro foi conscientizar e, ao mesmo tempo, consultar o BNDES sobre as providências que estão sendo adotadas sobre a redução do seu direito de voto com esta nova proposta do Estado do Paraná de venda da Copel, e alertar a direção do BNDES sobre as irregularidades que estão ocorrendo, que envolve a provável maquiagem contábil, e a falta de consulta formal a ANEEL, e demais impasses jurídicos. Vamos fazer nova denúncia, além da que já protocolamos no final do mês passado no BNDES”, comenta.

 

“Esperamos que o BNDES tome as providências necessárias para evitar prejuízos financeiros para a União, uma vez que fornecemos material suficiente para isso a partir dos documentos protocolados, além das informações repassadas na reunião de hoje, e esclarecimentos de vários pontos feito pelos advogados que acompanham o caso”, avalia.

 

O coordenador da Frente das Parlamentar das Estatais e Empresas Públicas frisa que o prejuízo deverá ser proporcional à participação do banco público, uma vez que é o segundo maior acionista e também por não concordar politicamente dessa imposição da redução da política de participação, que veda qualquer um ter mais de 10% das ações da estatal. “Seguimos na luta pela Copel”, afirma.




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com