Publicidade

Em política dinheiro pode muito mas não pode tudo

  • em



Em política dinheiro pode muito mas não pode tudo. Recebi de um amigo um quadro com os valores em reais dos três fundos da campanha eleitoral desse ano: o fundo partidário de 1,1 bilhão e o fundo eleitoral de 4.960 bilhões a que todos os partidos têm direito. E o fundo especial do chamado “orçamento secreto”, de 16,5 bilhões, que somente os partidos da base do governo têm acesso, segundo a prática antidemocrática imposta por Bolsonaro, executada pelo seu aliado Arthur Lira, presidente da Câmara dos deputados, e “tolerada”, com algumas reclamações, pelas instituições tidas como democráticas.

 

No resumo final dos valores expostos no quadro, os partidos da base bolsonarista receberão em conjunto, 25.848 bilhões de reais, enquanto os partidos de apoio a Lula (PT, PCdoB, Rede, PSB, PV e Psol) ficarão com 1.587 bilhão de reais.

 

O quadro que recebi não fez nenhum comentário, expondo apenas os valores. O que ele mostra é o lado partidário-financeiro da correlação de forças, com nítida vantagem para Bolsonaro e seus aliados da direita e extrema-direita.

 

Mas há outro lado da correlação de forças, talvez mais importante, que é o lado político-social. E a realidade mostra que esse lado da correlação de força é inteiramente oposto ao anterior, pois nele é muito claro a liderança de Lula nas pesquisas, e também nas ruas, nas manifestações da juventude, das mulheres, do povo nordestino.

 

Porém, tem mais. Nos encontros que começam a fazer com empresários da “Faria Lima” e com o banqueiro André Esteves, Gleisi e Lula reafirmaram seus compromissos em acabar com o Teto dos Gastos, revogar a reforma trabalhista que extingue direitos e precariza salários e parar com as privatizações.

 

Lula está interpretando muito bem o momento político, quando convergem para a questão democrática a maioria do povo, para ter emprego, salário digno e se livrar da fome e da carestia, e grande parte dos empresários, que passou a ver na segurança da normalidade democrática o melhor cenário para garantir seus lucros.

Cada parte dessa relação, capital e trabalho, as elites burguesas e o povo veem a retomada do regime democrático como o marco zero para a reconstrução do Brasil segundo seus interesses e visões de futuro. Mas como o provável presidente eleito é do Partido dos Trabalhadores, isso dará uma pequena vantagem política ao povo brasileiro.

 

É essa concepção a que responde aos anseios da maioria da nação brasileira, ou seja, a reconstrução democrática e popular do Brasil por meio de crescimento econômico socialmente inclusivo, com recuperação ambiental e climática e a defesa da soberania nacional integrada ao bloco progressista latino-americano e ao desenvolvimento africano num novo mundo multipolar.

 

Cabe aqui a seguinte questão: quanto pode a força pura e simples do dinheiro roubado do orçamento secreto para impedir a ascensão avassaladora de uma nova concepção de país, de um programa de reconstrução nacional e de uma liderança popular respeitada e querida que inspira a esperança de mudança?

 

 

(*) Por Val Carvalho, escritor e militante de esquerda.




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *