Publicidade

Pastorais sociais, movimentos, sindicatos e novo arcebispo participaram do 1º de Maio

  • em



Romaria com crítica ao alto custo de vida, defesa dos serviços públicos e reforma agrária popular marcam 1º de Maio em Mato Grosso

 

Foto: Francisco Alves
Foto: Francisco Alves

 

A Romaria das Trabalhadoras e Trabalhadores realizada ontem, 1º de maio, em Cuiabá, teve fortes críticas ao alto custo de vida e ressaltou a defesa dos serviços públicos, do meio ambiente e da reforma agrária popular. A atividade ocorreu durante a tarde, reunindo centenas de integrantes de pastorais sociais, movimentos populares, partidos e sindicatos. A romaria completou a 31ª edição e teve a participação do novo arcebispo da Arquidiocese de Cuiabá, dom Mário Antônio da Silva, que deu a benção às trabalhadoras e trabalhadores.

 

Foto: Ana Paula Carnahiba
Foto: Ana Paula Carnahiba

 

“Vocês são resistência, porque há décadas não se conformam com a injustiça. Deus é o braço que resgata, proporciona vida e indica o caminho. Sei que é difícil, mas permaneçam de olhos abertos, auxiliando os irmãos e as irmãs que passam pela fome e o desemprego. Perseverem”, disse dom Mário.

Foto: Francisco Alves
Foto: Francisco Alves

 

A romaria teve início na sede do Centro Pastoral para Migrantes, no bairro Carumbé, seguiu pelas ruas do Residencial São Carlos e do bairro Planalto, encerrando com show cultural no bairro Sol Nascente.

 

A caminhada teve paradas em frente a unidades do serviço público, onde as/os participantes lembraram das vítimas da covid-19, denunciaram os altos preços das contas de água e esgoto e da passagem de ônibus, o desmonte da educação e a falta de política pública com a população carcerária. “Precisamos olhar a água como fonte de nossa existência, produção de alimentos e sustento ambiental”, enfatizou Inácio Werner, do Fórum de Direitos Humanos e da Terra (FDHT/Mato Grosso).

 

Foto: Francisco Alves
Foto: Francisco Alves

 

Vanessa Ribeiro de Jesus, militante do Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), lembrou do martírio dos 21 camponeses assassinados pela Polícia Militar no Massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, em 1996. Ela destacou a importância da reforma agrária popular e criticou o governo federal pelo alto custo de vida. “Estamos aqui para reafirmar nosso projeto de luta e resistência, em defesa de teto, pão, trabalho, dignidade e direito à vida”.

 

Vanessa também participa da mobilização da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA), que inicia atividades nos dias 12 e 13 de maio, com a “Feira Saberes e Sabores da Terra”, na praça Alencastro, no centro de Cuiabá. Na feira, pequenas e pequenos produtores rurais vão vender produtos da agricultura familiar, reforma agrária e economia solidária. A JURA é um evento nacional que envolve entidades de ensino e movimentos sociais para discutir a organização popular no campo e na cidade. Existe desde de 2014 e teve sua primeira edição em Mato Grosso em 2018. Este ano, além de debates e atividades culturais na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a JURA ocorre em praças públicas, escolas e assentamentos.

 

(*) Assessoria da JURA



SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *