Publicidade

Em Brasília, Tony Bezerra lança livro sobre políticas culturais

  • em



Professore e pesquisadore na Universidade de Brasília (UnB), Tony Gigliotti Bezerra realizou o lançamento de seu livro “A emergência do Sistema Nacional de Cultura” na semana passada

 

 

O lançamento ocorreu na quinta-feira (9), no Objeto Encontrado, um bar e cafeteria da Asa Norte, de Brasília. Na ocasião, foi realizada uma roda de conversa sobre a obra, que contou com a participação de Rita Andrade, produtora cultural e membro do Conselho Nacional de Políticas Culturais; e Andrey Lemos, professor, historiador e servidor do Ministério da Saúde.

 

 

Também participaram Yuri Soares, professor de história e secretário de Cultura do PT-DF; Lucas Brito, professor da Universidade de Brasília (UnB) e assistente social; Ludymilla Santiago, educadora popular e coordenadora das repúblicas LGBTQIA+ do DF; Fábio Félix, professor, assistente social e deputado distrital pelo PSOL-DF, além de várias outras personalidades.

 

 

O livro aborda o Sistema Nacional de Cultura (SNC), um processo de gestão de políticas públicas de cultura que enfatiza a participação social e a descentralização de recursos para estados, Distrito Federal e municípios. O SNC busca amalgamar as políticas culturais brasileiras em um todo coeso, articulado e flexível, rompendo com o domínio da cultura branca judaico-cristã ocidental e valorizando, efetivamente, as diversidades culturais existentes no Brasil, abrindo espaço para as culturas negras, indígenas etc.

 

 

Com a obra, o autor faz um passeio pelas ações de promoção das artes e das culturas no Brasil, perpassando algumas das principais leis sobre políticas culturais e seus impactos sobre o setor cultural. Ao investigar os conceitos basilares do SNC, aventura-se a compreender o que é cultura, mergulhando nas noções trazidas pela Lei Rouanet, Vale-Cultura, Programa Cultura Viva e Conselho Nacional de Política Cultural.

 

 

Após apresentar um histórico da construção do SNC, realiza uma análise comparativa do sistema de cultura frente ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ao Sistema Único da Assistência Social (Suas), abordando os mecanismos e critérios de distribuição de recursos para os entes federados.

 

 

A partir da pesquisa, foi possível observar um fortalecimento dessas políticas públicas nos primeiros anos do século XXI. Contudo, a partir de meados da década de 2010, com as crises econômica e política, as referidas políticas têm sido duramente afetadas. A comparação com o SUS e o Suas mostrou-se bastante frutífera para a compreensão dos riscos e oportunidades do SNC. Ao mesmo tempo, a pandemia de Covid-19 atingiu em cheio o setor cultural brasileiro e lhe impôs novos desafios. A Lei Aldir Blanc e o auxílio emergencial trazem um fio de esperança para a construção de políticas sociais democráticas no Brasil, com respeito à diversidade e à liberdade de expressão.

 

 

É um livro destinado a todas(os) aquelas(es) que buscam compreender a história das políticas culturais brasileiras, sobretudo pesquisadoras(es) e profissionais das políticas públicas e áreas afins. É uma obra de grande interesse para artistas e trabalhadoras(es) da cultura que almejam conhecer os mecanismos de financiamento e gestão da cultura no Brasil. Além disso, tem sido obra de referência para construção de programas de governo e propostas voltadas paraas políticas culturais para o próximo período.

 

 

Para adquirir um exemplar autografado, basta enviar uma mensagem para Tony Bezerra pelo Instagram: @tonygb2 ou e-mail: tonygb2@hotmail.com

 

 

Para conhecer mais sobre a obra, clique em: https://www.editoraappris.com.br/produto/5794-a-emergncia-do-sistema-nacional-de-cultura




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *