Publicidade

Em Brasília, mulheres comemoram 8M com marcha por democracia e pelo bem viver

  • em



No Dia Internacional da Mulher, a capital do País ficou repleta de acontecimentos favoráveis às brasileiras. No Palácio do Planalto, o presidente Lula anunciou dezenas de medidas para redistribuir renda, gerar emprego, assegurar direitos, garantir segurança e beneficiar mulheres de todas as classes sociais país afora, sobretudo as de baixa renda, e suas famílias. Na outra ponta do Eixo Monumental, as brasilienses protagonizaram uma longa marcha pela democracia e pelo bem viver e contra a fome, o racismo e o machismo e sem anistia para fascistas.

 

Os registros dessa efusão de atos democráticos foram retratados pela jornalista Luciana Ribeiro do Jornal Brasil Popular.  Ela registrou minuciosamente a grande manifestação democrática das Mulheres Unificadas do DF e Entorno, mais do que um coletivo, uma reunião de mulheres brasilienses e das cidades do entorno do Distrito Federal, que foram às ruas, neste 8 de Março, para cobrar do Governo do Distrito Federal (GDF) políticas de enfrentamento à violência e desigualdade de gênero, contra o feminicídio, a feminização da pobreza, pela empregabilidade e renda, pelo o desarmamento da sociedade e todas as pautas da agenda de mulheres plurais e diversas.

 

No Brasil, de acordo com o G1, só em 2022, 1,4 mil mulheres foram mortas no país apenas pelo fato de serem mulheres – uma a cada 6 horas, em média. Em Brasília, até a primeira semana de março de 2023, foram registrados 8 feminicídios segundo o Painel de Feminicídios da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF).

 

 

A concentração da marcha ocorreu no Eixo Cultural Ibero Americano, e em seguida às mulheres marcharam pelo Eixo Monumental em direção ao Palácio do Buriti. Durante o ato houveram falas das representantes que integram a construção do 8M Unificadas DF Entorno, movimentos e coletivos feministas, sindicatos, e as parlamentares, Erika Kokay e Célia Xakriabá. Nas manifestações culturais, os grupos Calango Careta, Batalá, Muralha Antifascista e Martinha do Coco, engrandeceram o ato.

 

Confira as imagens

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com