Elza Soares partiu deixando conosco 91 anos de dignidade exercida com coragem, talento e brasilidade. Foi perseguida pelos remanescentes da escravização, que não suportaram e mandaram os meios de comunicação esconder a notícia de que aquela cantora, nascida na Vila Vintém, em Bangu, Rio de Janeiro, foi considerada, pela BBC de Londres, a “Voz do Milênio”. A mídia brasileira jamais a homenageou por isso, prevalecendo o ódio oculto àquela que era uma quilombola do palco espalhando rebeldia e coragem.
A classe dominante brasileira não a perdoou nunca por ter cantado no Comício da Central do Brasil, em 13 de março de 1964, quando o presidente Jango lançou as Reformas de Base, convocando o povo para a nacionalização total da Petrobrás, da Reforma Agrária, da Reforma Urbana, da Erradicação do Analfabetismo, do Voto aos Analfabetos. Logo após o golpe de 31 de março de 1964, a casa de Elza foi invadida por agentes da ditadura, toda sua família, inclusive sua mãe e o próprio Garrincha, foi colocada nua de frente para uma parede, ameaçada e humilhada.
Elza teve força e coragem para encarar o genial, mas arrogante, Ary Barroso, que em seu famoso programa de calouros tentou intimidá-la dizendo, com prepotência: “— De que planeta você veio?” A valentia de Elza não permitiu que as lágrimas a sufocassem, deixando o autor da música “Aquarela do Brasil” (**) desnorteado ao proclamar: “— Venho do Planeta da Fome. Canto para matar a fome dos meus filhos, pois já perdi dois deles, de fome!” Essa não foi uma declaração, foi um monumento à dignidade do povo negro do Brasil e do mundo! Foi preciso essa over dose de rebeldia para que nascesse um novo e inigualável timbre na música popular brasileira.
Genuína expressão do samba estilo Lata D’Água na Cabeça, Elza teve de enfrentar a vida inteira o rancor oculto e as chicotadas reais de uma burguesia que tem ódio ao samba, que é a Mistura da Raça e o gênero musical Democrático, como é dito na célebre canção de Janet de Almeida e Haroldo Barbosa(***), que ironizava “vamos acabar com o samba, madame não gosta que ninguém sambe, vive dizendo que samba é veneno, pra quê discutir com madame?”. Elza se musicalizou ouvindo o cantar do louva-deus nas matas, venceu as inúmeras penas de morte do Planeta da Fome, e, mesmo violentada, transformou sua indignação em puro talento, ginga, graça e combate, dando à sua voz um merecido timbre milenar.
O caixão era pequeno para sua dignidade. O próprio Teatro Municipal era tacanho para aquela gigante, como colossal era o choro sincero e agradecido dos populares que lá foram para ver, pela última vez, aquele rosto altivo e firme, sua testa combativa, sua pele cor brasileira, com as marcas de quem passou 91 anos resistindo e combatendo o pelourinho eletrônico da mídia racista, driblando-o, como Garrincha, seu grande amor e nosso Chaplin dos gramados, para fazer de sua vida, um golaço!
Quantas Elzas nascerão e conseguirão escapar das chacinas nos morros cariocas para seguirem sua estrada luminosa de inteligência, talento e alma brasileira? Se, como povo, fomos capazes de dar uma Elza ao mundo, é sinal de que podemos muito mais!
(*) Por Beto Almeida, jornalista e presidente do Jornal Brasil Popular
(*)
(**)
(***)
(****)
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.
Você pode nos ajudar aqui:
Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
→ PIX:23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
🎞️YouTube
💻Site
📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua
Deixe um comentário