Publicidade

Eleições parlamentares francesas: candidato apoiado por Mélenchon visita Brasília e se reúne com PTDF

  • em



Christian Rodriguez, candidato do movimento Nova União Popular, em visita a Brasília, conversou com o presidente do PTDF, Jacy Afonso, Sarah Lindalva, da Executiva do partido e Edison Cardoni, dirigente sindical, sobre a conjuntura política no Brasil e na França. A reunião aconteceu na Aliança Francesa, nesta sexta-feira (13)

 

Acompanhe AQUI o encontro transmitido ao vivo pela TV Comunitária:

 

Para contextualizar, no início de junho os eleitores franceses, inclusive residentes no exterior, estão diante da possibilidade de dar uma maioria parlamentar aos candidatos da Nova União Popular Ecologista e social, abrindo caminho para que Jean-Luc Mélenchon seja indicado Primeiro-ministro, obrigando o recém-reeleito presidente Macron a uma antes impensável coabitação com a esquerda.

 

Na circunscrição América Latina, o candidato da Nova União Popular é Christian Rodriguez, secretário de Relações Internacionais do movimento França Insubmissa, liderado por Mélenchon. Na disputa presidencial de abril, Mélenchon deixou de ir ao segundo turno por muito pouco (apenas 1,2%), ficando em terceiro lugar (21,95%) depois de Le Pen (23,15%) e de Macron (27,85%), que foi reeleito no segundo turno. Os socialistas, comunistas e ecologistas obtiveram, respectivamente, 1,75%, 2,28%, 4,63%. Esses grupos fecharam acordo com a França Insubmissa e os votos que faltaram para Mélenchon nas presidenciais estão agora unidos e podem eleger um grupo parlamentar suficientemente forte para criar uma reviravolta política na França, que terá grande impacto na Europa.

 

Daí a atenção, muito maior que a habitual, que os partidos estão dando às eleições arlamentares. Christian Rodriguez dá como exemplo do que está em jogo na questão da aposentadoria. Macron quer aumentar a idade mínima para 65 anos. Já a coalizão Nova União Popular defende baixar a idade mínima para 60 anos com atenção especial às carreiras mais longas, descontínuas ou com trabalhos penosos.

 

Outro tema sensível, lembra Christian, é a relação com a União Europeia, por exemplo, no que diz respeito à austeridade fiscal defendida a ferro e fogo por Macron e rejeitada por Mélenchon. Para o líder da França Insubmissa, essa questão limita seu programa de governo, que tem como uma das primeiras medidas o aumento do salário mínimo.

 

Foto da capa/legenda:  O candidato francês apoiado por Mélenchon, Christian Rodriguez, do movimento Nova União Popular, com Jacy Afonso e Sarah Lindalva, do PTDF.

 

Fonte: PT DF




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *