Publicidade

Eleições para os Conselhos Regionais de Cultura do DF: “A Hora é Agora”

  • em


As eleições para os Conselhos Regionais de Cultura (CRCs) estão acontecendo em todo o DF. É importante ressaltar que os Conselhos de Cultura são de grande importância para a consolidação de modelos democráticos e participativos de gestão pública. Eles são órgãos colegiados, deliberativos, consultivos, fiscalizadores e normativos; compostos por 09 (nove) representantes eleitos pela sociedade civil e 03 (três) do poder público.

 

Os Conselhos Regionais de Cultura funcionam integrados ao Conselho De Cultura do Distrito Federal (CCDF), subsidiando-o em suas atribuições no âmbito das respectivas regiões administrativas (RAs). Eles fortalecem o diálogo e a participação da sociedade civil com o governo, na construção e efetivação de políticas públicas culturais.

 

Pela primeira vez na história das eleições dos CRCs, elas estão acontecendo de maneira virtual, por motivos óbvios, ou seja, a pandemia. Mesmo assim, em um momento tão difícil e atípico, as eleições estão conseguindo movimentar toda comunidade cultural e a sociedade em geral; nos levando a “esperançar”, como dizia o Guardião da Utopia, Paulo Freire.

 

Em tempos tão sombrios é fundamental exercer o nosso sagrado direito do voto, ainda mais quando as áreas sociais são diariamente atacadas, em especial, a cultura, com cortes orçamentários, leis que agridem a liberdade de expressão, extinção de órgãos culturais, nomeação de pessoas para ocupar cargos de comando em pastas da cultura, que não tem compromisso, nem diálogo com a comunidade artística/cultural.

 

É imprescindível valorizar e ocupar os espaços de participação popular; portanto todos e todas devemos nos envolver nesse processo e buscar eleger nomes comprometidos com uma cultura democrática, plural e emancipatória. Enfim, cada um e cada uma tem que procurar fortalecer a cultura da sua cidade.

 

* As eleições estão acontecendo desde o dia 21 de setembro e irão até o dia 02 de outubro/20.
*Nanci Araújo, Musicista, Produtora Cultural e militante do movimento cultural de Ceilândia/DF.
  • Compartilhe