Publicidade

Eleições na seção gaúcha da OAB ocorrerão em novembro

  • em



As eleições na seccional do Rio Grande do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) serão realizadas no dia 22 de novembro. Neste ano deverão ocorrer em plataforma on-line, os eleitores poderão votar de onde estiverem, utilizando seu smartphone, computador ou tablet.

Pela chapa Somos Tod@s OAB – Muda OAB/RS, disputam o advogado Paulo Torelly na presidência, acompanhado da candidata a vice, Lúcia Kopittke. Atual vice-presidente do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS) e primeira mulher a integrar a lista sêxtupla da OAB/RS ao Tribunal de Alçada em 1989.
Torelly traz na bagagem a defesa implacável da advocacia. “No dia em que cada uma das advogadas e advogados do RS puder dizer que a OAB faz diferença na sua atuação profissional, a entidade de Sobral Pinto, Raymundo Faoro e Seabra Fagundes, dentre tantos exemplos de coragem e combatividade profissional, fará as pazes com o conjunto da profissão e de toda a sociedade e o Brasil e a advocacia serão maiores do que nossos problemas”, analisa. Ambos defendem a efetiva inviolabilidade constitucional da advocacia, gravemente comprometida nos tempos atuais. Torelly destaca que “a pandemia explicitou o descaso e o abandono da advocacia pelos atuais dirigentes da OAB/RS”.

Para Lúcia Kopittke, “os advogados precisam voltar a ser respeitados e terem condições de exercer seu trabalho, como participantes da Justiça, conforme lhes assegura a Constituição. A advocacia não pode ter sua coluna vergada, neste momento tão importante de nossa história”.

Serão escolhidas diretorias e conselhos da Seccional e das subseções. Preenchendo os cargos do conselho seccional e sua diretoria, conselheiros federais, diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS) e diretorias das 106 subseções ou conselhos subseccionais. Além disso, também serão instaladas seções eleitorais em todas as subseções.

 

Currículos

Advogado Público, Paulo Torelly atua na Procuradoria da Fazenda Pública Estadual atualmente, e é Professor de Direito Constitucional. Doutor pela Faculdade de Direito da USP e Mestre em Direito do Estado e Especialista em Direito Processual Civil pela PUC/RS. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da UFRGS. Integra o Movimento Muda OAB/RS, e membro do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS) e do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública (IBAP). Foi Procurador do Estado do Rio Grande do Sul de 1999 a 2002, e Secretário-Geral Adjunto da OAB/RS em 1998. Atuou como Procurador-Geral do Município de Canoas (2013-2015).

 

Lúcia Kopittke é advogada eleitoralista e de Direito de Família. É vice-presidente do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS), onde está há mais de 30 anos, tendo sido Diretora Secretária e Diretora Financeira. Professora de Direito Processual Eleitoral. Presidiu a Comissão Eleitoral da OAB/RS nas eleições de 2009, 2012, 2015 e 2018. Juíza do Tribunal Regional Eleitoral do RS representação da advocacia (2002-2011). Foi Conselheira da OAB/RS (1989-1990) com atuação na 1ª Comissão de Ética e na defesa da interiorização da ordem. Foi agraciada com a Comenda Oswaldo Vergara da OAB/RS em 2009.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *