Publicidade

Educação Inclusiva e de Qualidade

  • em



Educação de Qualidade – Objetivo 4 do ODS (https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4) – Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.

 

 

Redução das Desigualdades – Objetivo 10 do ODS (https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/10) – Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

 

 

A Tecnologia Social – Bairro Educador, desenvolvida pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável localizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ), apresenta perfeita inter-relação com os objetivos 4 e 10 dos ODS. 

 

 

Em aderência às metas de cada um deles é possível destacar que no aspecto de qualidade está a garantia de que os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, a defesa de direitos humanos fundamentais, a igualdade de gênero, a promoção de uma cultura de paz e não violência, de uma cidadania global e valorização da diversidade cultural.

 

 

No que se refere a redução de desigualdades o projeto promove a integração das comunidades proporcionando inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião e da condição econômica.

 

 

O projeto parte da identificação de problemas como: evasão escolar, repetência, baixo índice de aprendizagem, baixo envolvimento das famílias com as escolas, baixa autoestima dos alunos e professores, muitas vezes relacionado a um cenário de violência e pobreza.

 

 

Para o enfrentamento destas questões, o Bairro Educador propõe em suas ações: a ampliação de repertórios educativos, integração entre as escolas, integração de parceiros locais às escolas, integração de atividades de cultura e lazer ao currículo escolar, apropriação educativa da cidade, apoio na gestão de planos políticos pedagógicos conectados aos desafios apontados.

 

 

O projeto proporciona condições de igualdade nas oportunidades educativas e culturais entre estudantes de outras escolas públicas ou particulares, inseridas em áreas com contextos socioeconômicos mais favoráveis, o que provocará maior igualdade de condições de acesso à educação no Ensino Médio e Superior e a melhores postos de trabalho.

 

 

Detalhes sobre a implantação e funcionamento do projeto podem ser acompanhados pelos seguintes endereços eletrônicos:

 

 

https://transforma.fbb.org.br/tecnologia-social/bairro-educador

 

 

https://www.cieds.org.br/biblioteca/detalhe/bairro-educador-uma-experiencia-de-educacao-integral

 

 

A reaplicação desta TS pode contar com o apoio do poder público e investidores sociais privados.

 

 

(*) Jefferson Oliveira – Economista

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *