Publicidade

Educação em Manaus não pode ficar nas mãos de quem já se envolveu em corrupção

  • em


O prefeito eleito de Manaus, David Almeida, anunciou na noite de ontem (29) quem irá assumir como secretário de Educação do Município (Semed), a partir do dia 1º de janeiro: Pauderney Avelino. Empresário, dono de construtora e que chegou a ser condenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) por corrupção na Educação da Prefeitura, onde esteve como secretário, de 2013 a 2016, gestão de Arthur Neto, e envolvendo desvios de R$ 4,6 milhões.

 

Irei cobrar o cumprimento da Lei Estadual da Ficha Limpa (Emenda Constitucional nº 74/2011), de minha autoria, que proíbe a nomeação de “fichas sujas” no poder público: pessoas julgadas e condenadas em processos de improbidade administrativa, corrupção e que tiveram suas contas reprovadas pelos Tribunais de Contas. Não podemos aceitar que o prefeito eleito presenteie pessoas enquadradas na lei.

 

Após pedido de investigação que apresentei à época, quando deputado estadual, juntamente com o então vereador Bibiano, com base em denúncia de um ex-subsecretário da Semed, em 2016, o TCE iniciou uma fiscalização e constatou existência de um suposto esquema de superfaturamento no aluguel de prédios usados como escolas municipais. Nesse mesmo ano, o Ministério Público do Estado instaurou inquérito para apurar suposto ato de improbidade administrativa na contratação de empresa para fornecimento de revistas também para a Secretaria de Educação.

 

A Educação de Manaus enfrenta muitos desafios. Inclusive, um terço das escolas municipais funciona em prédios alugados, totalmente inadequados. É preciso construir escolas, valorizar os profissionais e melhorar a qualidade da educação.

 

Mas como esperar por mudanças, quando se trata de um mesmo grupo político que governa o Estado e a capital há quase 40 anos? Pauderney foi secretário de Educação de Arthur e agora também será de David, mesmo com denúncias de corrupção. Continuemos na luta!

 

 

Zé Ricardo é deputado federal (PT/AM)
  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *