Publicidade

Editorial | Governo Lula precisa do apoio do povo para enfrentar a extrema direita

  • em



O terceiro governo de Lula tem enfrentado grandes desafios para realizar ações em favor do povo e do Brasil, como prometeu em campanha. Ele só conseguirá governar se tiver poder para mudar as regras econômicas impostas pelo governo do golpe de Estado de 2016, de Michel Temer (MDB), e continuadas pelo governo fascista e de extrema direita de Jair Bolsonaro (PL).  A principal delas é a Emenda Constitucional 95 (EC 95), que mudou o regime fiscal brasileiro e que proíbe, por 20 anos (2016 a 2036), investimentos do dinheiro público nas áreas essenciais da vida do País, como a de saúde, educação, assistência social, emprego e renda, moradia, segurança, dentre várias outras.

 

A EC 95 foi divulgada como “Emenda Constitucional do Teto dos Gastos” e instituiu a regra de que as despesas federais não podem crescer acima da inflação. Essa regra foi um tiro no coração do povo brasileiro porque retirou do Estado nacional e do Orçamento público o dinheiro necessário para investir em todas as áreas essenciais da vida nacional. Contudo, essa emenda cruel vai ser extinta porque será substituída pelas regras do Novo Arcabouço Fiscal, em tramitação no Congresso Nacional. O Regime Fiscal Sustentável de Lula tem novas regras econômicas que garantem investimento nessas áreas essenciais, o que beneficia a maior parte da população e garante, ao mesmo tempo, equilíbrio entre arrecadação e despesas.

 

Outra medida econômica cruel para o povo brasileiro foi o Preço de Paridade Internacional (PPI), imposto ao País, em 2016, pelo governo golpista de Temer. Lula tem enfrentado a força, a sabotagem, a pressão e as fake news do mercado para conseguir derrubar essa regra. A lei para baixar esses valores já está em vigor, mas o governo precisa do apoio de todos e todas para efetivar, na bomba, ou seja, no preço final, o fim dos valores abusivos de combustíveis e gás de cozinha, continuados e aprofundados no governo Bolsonaro para dar lucro a acionistas super-ricos.

 

Outra regra econômica que tem causado sofrimento aos brasileiros é a alta frequente e desnecessária dos juros. Esse é mais um problema criado pelos governos golpistas de Temer e Bolsonaro que o presidente Lula também enfrenta. Para baixar os juros e viabilizar a vida no País, o desafio do Presidente é retomar as funções do Banco Central (Bacen ou BC) para seu governo controlar esses juros que encarecem as coisas e empobrecem o povo.

 

O BC é uma das instituições mais importantes do País na definição das regras econômicas. Esse banco foi criado para ser regido pela Presidência da República por meio do Ministério da Economia e regular a economia. Mas, para dar lucros aos banqueiros e a rentistas super-ricos, o governo Bolsonaro o transformou em instituição independente do Estado nacional.

 

Com isso, o BC perdeu suas funções de regular a estabilidade da moeda por meio do controle de taxas de juros e de câmbio. O BC também atuava como agência reguladora dos demais bancos, fornecendo créditos, fiscalizando e intervindo em decisões. Era uma autarquia do governo federal, criada em 1964, vinculada e orientada pelo Ministério da Economia. Mas, Bolsonaro o tornou independente justamente para ele não fazer seu papel natural de regulador federal e transferir, para os banqueiros, o poder de decidir os rumos da economia em detrimento do governo eleito para isso.

 

Por causa dessa decisão de Bolsonaro, o BC é comandando por Roberto Campos Neto, um banqueiro, ex-executivo do banco espanhol Santander, que usa a instituição para favorecer seus colegas banqueiros, e não o povo. Com Campos Neto, em vez de o governo determinar e controlar as taxas de juros e de câmbio, quem passou a fazer isso foram os bancos privados nacionais e internacionais.

 

Para implantar uma economia favorável ao povo, Lula tem vivido uma disputa feroz contra políticos neoliberais eleitos na última eleição. Ele enfrenta, diariamente, jogadas sujas e assustadoras tramadas por políticos de extrema direita no Congresso Nacional e por banqueiros e mercado financeiro. Na mídia tradicional que sempre o perseguiu, o Presidente tem se defrontado, dia após dia, com mentiras. Ainda assim, tem conquistado vitórias.

 

Hoje, o governo Lula precisa de apoio popular para revogar a independência do BC, recompor os ministérios com as competências que ele planejou para este novo mandato e ter poder para baixar juros e investir nos setores que favorecem a população e o desenvolvimento do País. Apoiar o governo Lula se faz urgente. O povo brasileiro, que tem sentido na pele os males das medidas econômicas dos governos de Temer e Bolsonaro, precisa ir às ruas defender as medidas sustentáveis e inclusivas do presidente Lula.

 

 




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

2 comentários

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com