Publicidade

E os verdes estão chegando

  • em


Lembram como os verdes chegaram na Alemanha e acabaram mostrando suas posições no Parlamento e governaram várias cidades?

 

Agora, na França, os verdes chegaram a várias prefeituras.

 

E, aqui, no país com o PT e as esquerdas, chegaremos em que patamar em novembro?

 

O tema ambiental tem que ocupar espaço especial na campanha e programas de governo, como os vereadores não podem fugir deste tema.

Nesta semana Porto Alegre perdeu duas figuras exponenciais da luta ambiental. Faleceu o engenheiro Dieter Wartchow que teve papel destacado na questão das águas e o engenheiro agrônomo Pinheiro Machado precursor da agroecológica no país.

 

Cabe a todos nós tratar da defesa de um ecossistema saudável, a começar por não poluir nossas águas, vetor de transmissão de doenças.

 

Urge aqui e acho que em muitos locais uma retomada da Educação Ambiental.

Os governos têm obrigação de propor a educação não só nas escolas, mas em toda a sociedade.

 

Jogam-se litros de óleo de fritura nas águas quando poderia virar sabão e material de limpeza tão caro nos mercados que o pobre não pode mais comprar. Por isso, não jogar óleo no ralo é uma boa atitude e se completa com a feitura de sabão.

 

Juntar e transformar.

 

Com a pandemia verificamos mais e mais resíduos se acumulando por causa de invólucros para as entregas de comida, por exemplo.

 

Temos que usar um mantra: separar, reciclar e reutilizar!

 

Assim, vamos arregaçar as mangas, trabalhar pelo ambiente.

 

Não esqueçamos que as pandemias até hoje sempre tiveram relação com o tema ambiental.

 

Em Porto Alegre, já tivemos alguns momentos importantes como na vanguarda da instalação da primeira secretaria do Meio Ambiente no país, com o início da reciclagem no governo Olívio Dutra.

 

Mas ressalto que estudando a História de Porto Alegre, esta foi suja e imunda em muitos casos e momentos. Os registros são vários.

 

Assim, é hora de ousadia.

 

Vamos invadir a mesmice.

 

Vamos atropelar a zona de conforto.

 

Adeli Sell é vereador do PT de Porto Alegre 

 

  • Compartilhe