Publicidade

Documentário da TV Cultura homenageia 100 anos de Florestan Fernandes

  • em


A TV Cultura exibe nesta quarta-feira (22/7), às 22h45, um documentário sobre Florestan Fernandes, em homenagem ao sociólogo e político brasileiro que completaria 100 anos nesse dia. A produção é baseada em entrevistas que Florestan deu aos programas da TV Cultura Vox Populi (1984) e Roda Viva (1994).

 

No documentário, o sociólogo Rogério Baptistini analisa as obras manuscritas de Florestan; o escritor Laurez Cerqueira destaca a importância do estudo do homenageado sobre o movimento negro, que serviu de referência no Brasil e nos Estados Unidos; o sociólogo Jessé Souza reflete sobre qual seria a visão de Florestan sobre os movimentos antirracistas atuais; o vereador Eduardo Suplicy (PT) relembra a carreira política do sociólogo e político; e o jornalista Florestan Fernandes Júnior, filho de Florestan Fernandes, fala sobre como o pai veria o Brasil de hoje.

 

A produção conta ainda com depoimentos de pessoas próximas a Florestan, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que foi aluno dele. O documentário exibirá também trechos de uma peça inédita em homenagem a amizade de Florestan com o também sociólogo, crítico literário e professor Antônio Cândido.

 

  • Compartilhe