Saúde e Bem-Estar – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades – Objetivo 3 dos ODS e a TS – Uma Perspectiva Integral da Saúde

 

Ao buscarmos a correlação entre o tema da TS em questão e as metas estabelecidas no Objetivo 3 do ODS ( http://www.agenda2030.com.br/ods/3/ ), é possível perceber a evidente complementariedade entre ambos.

 

Destaca-se nas metas a busca pelo reforço em atitudes proativas, visando a redução e o gerenciamento de riscos à saúde, por meio do acesso a serviços e medicamentos essenciais e de qualidade.

 

Outro aspecto importante refere-se a informação e educação sobre planejamento familiar e também prevenção e tratamento por abuso no consumo de drogas entorpecentes e álcool.

 

A TS – Uma Perspectiva Integral da Saúde, implementada e desenvolvida pelo Instituto Dara (antigo Saúde Criança Renascer), tem foco na disseminação de conhecimento sobre desenvolvimento humano incorporando uma abordagem multidimensional e integrada de combate à pobreza.

 

Sua atuação é direcionada para o atendimento de famílias vulneráveis e de baixa renda, com atenção especial para recém-nascidos, crianças e adolescentes, identificando suas necessidades em um Plano de Ação Familiar (PAF).

 

O PAF estabelece metas e ações integradas, em mais de 150 indicadores, nas áreas de saúde, moradia, renda, cidadania e educação, visando a busca de sua autonomia cidadã.

 

O Instituto Dara lidera e estimula a participação de voluntários, empresas e organizações públicas e privadas na promoção de campanhas de conscientização e mobilização sobre questões relacionadas à pobreza, desigualdade social e desenvolvimento humano.

 

Na avaliação realizada pela Universidade de Georgetown em 2013 com as famílias atendidas, após três e cinco anos da data de conclusão do PAF, foi apontado que houve um aumento de 92% na renda familiar e aumento no número de famílias com casa própria de 26% para 50%.

 

Na área de saúde houve uma diminuição de reinternações hospitalares em 86% e a percepção da família com relação ao seu bem-estar saiu de 9,6% para 51,2% para os que consideravam bom/muito bom.

 

Detalhes sobre a implantação e funcionamento do projeto podem ser acompanhados pelos seguintes endereços eletrônicos:

 

https://transforma.fbb.org.br/tecnologia-social/uma-perspectiva-integral-da-saude

 

https://dara.org.br/conheca/quem-somos/sobre-nos/

 

A reaplicação desta TS pode contar com o apoio do poder público e investidores sociais privados.

 

Jefferson Oliveira – Economista