O Dia Internacional da Agricultura Familiar é celebrado no dia 25 de julho de 2020. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) em 2014. O objetivo é reconhecer o papel e o potencial da agricultura familiar e reafirmar o compromisso de priorizar a luta por políticas públicas e por melhores condições de permanecer no campo, produzindo alimentos saudáveis e de forma sustentável.

 

 

A agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos que vão à mesa dos brasileiros e brasileiras. Além desse número importante, o Censo Agropecuário 2017 também divulgou outros percentuais de comida consumida produzida pela agricultura familiar:

 

 

– 80% da mandioca

– 42% do feijão

– 64% do leite

– 48% do café

– 79,3% da uva (vinho e suco)

– 69% do abacaxi

– 48% da banana

– 45% das aves

– 51% dos suínos

– 70% dos caprinos

– 31% dos bovinos (cabeças)

 

 

“É por isso que reafirmamos que a agricultura familiar é fundamental para o desenvolvimento do País e para a manutenção da vida. Afinal, quem não vive dela, depende dela para viver”, destacou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

 

 

“E as mulheres são fundamentais nesse processo, principalmente no protagonismo da produção agroecológica, na conservação e manejo da biodiversidade, com destaque para o resgate e multiplicação da diversidade das sementes crioulas e para a produção nos quintais produtivos”, ressaltou a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.

 

 

Viva a Agricultura Familiar!

FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG – Verônica Tozzi