Publicidade

Deputado quer aquisição de 1,5 milhão de doses de vacinas contra Covid-19 para o Amazonas

  • em


O deputado federal Zé Ricardo (PT-AM) propôs à bancada do estado a aquisição das doses durante reunião entre senadores, deputados e vereadores para ações de combate à pandemia

 

Preocupado com a crise sanitária do novo Coronavírus no estado, que até o momento já contaminou 290.049, levando a óbito mais de 9.6 mil pessoas, o deputado federal Zé Ricardo (PT/AM) enviou expediente ao coordenador da bancada federal do Amazonas, senador Omar Aziz, solicitando que os parlamentares façam aquisição, por meio de emenda parlamentar, de 1,5 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 para ampliar a imunização aos amazonenses. No documento, ele propõe a realização urgente de uma reunião entre os membros da bancada para discutir esse assunto.

 

Em outro documento enviado à coordenação da bancada, Zé Ricardo solicita a realização de uma reunião conjunta da Bancada Federal, Parlamento estadual, governo do estado, Associação dos Municípios do Amazonas e representação da Câmara de Vereadores do Amazonas, para que juntos busquem estratégias conjuntas de enfrentamento à pandemia de Covid-19 no estado, no que diz respeito à aquisição de vacinas e as ações voltadas para estruturação da rede de saúde pública, bem como a recuperação da economia.

 

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE/2020), a atual população do Amazonas é estimada em mais de 4,2 milhões de pessoas. No entanto, Zé Ricardo vê com grande preocupação que os dados da Fundação de Vigilância e Saúde (FVS/AM) apontam que, até o dia 10 deste mês, foram realizadas no estado apenas um pouco mais de 172 mil doses de vacinas contra Covid-19, representando cerca de 4% da população do estado. “Esse quantitativo é muito pequeno em relação ao tamanho da população e aos grandes impactos desta segunda onda que estamos enfrentando e que veio com uma variante ainda mais forte. Se continuar assim, iremos demorar quatro anos para vacinar em massa, e a situação requer urgência. Esse vírus é mais potente e mortal como os cientistas estão apontando, é necessário priorização da vacina aqui no Amazonas, com, no mínimo, 70% da população vacinada”, destaca o deputado.

 

O parlamentar esclarece que essas 1,5 milhão de doses seriam, inicialmente, para Manaus, mas que está lutando para que 70% da população do estado seja imunizada, por isso já enviou Indicação ao Ministério da Saúde, no início deste mês, cobrando a vacina. Para ele, a unificação das ações dos parlamentares vai ajudar na aquisição de mais vacinas e com maior rapidez e fiscalização. Ele também está defendendo a Campanha Vacine Manaus, Vacine Amazônia, que é uma forma de sensibilizar o Governo Federal para a necessidade de vacinação em massa no nosso estado e na região.

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *