Publicidade

Deputado maranhense Zé Gentil morre vitimado pela covid-19

  • em


Após acometer quase 25% dos parlamentares estaduais do Maranhão, a covid-19 levou a óbito, hoje, 15, o deputado José Gentil Rosa, ou Zé Gentil, seu nome parlamentar. Ele é pai do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, que emitiu nota informando de sua perda. A Assembleia Legislativa do Maranhão tem 42 membros.

 

Antes de Zé Gentil, o caso mais grave da doença tinha sido da deputada Thaiza Hortegal, que permaneceu hospitalizada por duas semanas. Ela e os outros oito deputados infectados pelo novo coronavírus já receberam alta. Zé Gentil estava em isolamento social desde março, em sua casa em Caxias. No entanto, em fins de maio apresentou sintomas da doença, sendo internado no hospital Unimed Primavera, em Teresina, a 60 quilômetros de Caxias, no dia 7 de junho, com o agravamento de seu quadro clínico.

 

Gentil exercia seu quarto mandato como deputado estadual, sendo os três primeiros, consecutivos, nas décadas de 80 e 90. No ano passado, assumiu pela quarta vez, com o apogeu do seu grupo político, que levou seu filho à Prefeitura de Caxias, em 2016. O parlamentar tinha 80 anos, apresentava comorbidades (pressão alta, diabetes e doença renal crônica) e teve sua morte atestada às 04:45 desta segunda-feira.

 

O sepultamento do corpo do parlamentar ocorreu hoje por volta das 11 horas, no Cemitério São Benedito, na Praça da Chapada, em Caxias. Uma carreata acompanhou o féretro desde a entrada da cidade até o cemitério, onde muitas pessoas se aglomeravam, aguardando o cortejo. Muitos estavam sem máscaras e quase ninguém respeitou o distanciamento social. Até ontem à noite, Caxias tinha 661 casos de covid-19 registrados e 21 óbitos decorrentes da epidemia.

 

A vaga de Zé Gentil na Assembleia será ocupada pelo deputado Edivaldo Holanda, que está no exercício do mandato e que, agora, se efetiva. Holanda é pai do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior. A suplente Valéria Macedo deverá assumir uma cadeira na Casa.

 

Ao centro, sem máscara, o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, no sepultamento do seu pai, deputado Zé Gentil.

  • Compartilhe