Publicidade

Deputado Edegar Pretto assume presidência da Companhia Nacional de Abastecimento

  • em



Segundo o governo, a ideia é somar esforços no combate à fome e, para isso, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a produção de alimentos pelos trabalhadores do campo tem papel fundamental

 

 

O deputado estadual Edegar Pretto (PT-RS) assume a tarefa, a convite do presidente Lula e do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, de presidir a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O anúncio foi feito em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (06), em Brasília.

 

A ideia é restabelecer o papel da Conab no enfrentamento à fome, na formação de estoques públicos para estimular a produção e também estabilizar o preço final da comida para o povo brasileiro. “Nós vamos enfrentar a inflação dos alimentos. A Conab realizará ações de abastecimento social com atendimento emergencial, doação e distribuição de cestas básicas, para erradicar novamente a fome no país. Isso será feito em consonância com as políticas de estoque público, preço mínimo, informações agrárias e da produção de alimentos”, destacou Pretto.

 

De acordo com Edegar Pretto, como diretor-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento, vai trabalhar lado-a-lado das instâncias de governo no processo de reconstrução do Brasil. “Assumo o compromisso de trabalhar para acelerar a produção de alimentos e combater a fome que atinge muitos brasileiros e brasileiras. Eu venho da roça e conheço bem a realidade dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, da agricultura familiar ao agronegócio, e estarei atento às demandas desses setores.

 

Continuarei parceiro, escutando, pensando e executando políticas públicas para melhorar a vida das famílias que trabalham e vivem no campo, produzindo alimentos”, ressaltou.

 

 

O papel da Conab

 

A Conab, no governo federal, é encarregada de gerir as políticas agrícolas e de abastecimento, visando assegurar o atendimento das necessidades básicas da sociedade, preservando e estimulando os mecanismos de mercado.

 

Antes sob o controle do Ministério da Agricultura, hoje a Conab faz parte do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, que tem como ministro o paulista Paulo Teixeira. No entendimento do atual governo, a Conab deve ser um importante instrumento para a produção diversificada de alimentos e colaborar com o combate à fome no país. Deste modo, vai focar em programas voltados à agricultura familiar e ao desenvolvimento sustentável, a partir da aquisição de alimentos de pequenos agricultores, estimulando a diversificação da produção e a industrialização.

 

De acordo com Paulo Teixeira, a Conab terá um papel muito importante no governo Lula, para toda a agricultura brasileira. “Ela será uma empresa voltada para as compras públicas. O Programa de Aquisição de Alimentos terá um grande papel para que a agricultura familiar possa oferecer produtos para o mercado e combatermos a fome no país. Nós queremos uma Conab forte e um bom diálogo entre Mapa e MDA para que possamos dar uma resposta à sociedade brasileira, para que chegue comida de qualidade na mesa do povo”, comentou Teixeira.

 

Quem é Edegar Pretto

 

Edegar Pretto tem 51 anos. É natural de Miraguaí, na região conhecida como Celeiro do Rio Grande do Sul. Tem origem no campo e no trabalho na roça, onde atuou junto com sua família. É filho de Adão Pretto, deputado federal falecido em 2009, e da dona Otília Pretto, falecida em 2010.

 

 

Foi o deputado estadual do PT do Rio Grande do Sul mais votado nas três eleições em que participou. Em 2017, foi presidente do parlamento gaúcho, numa gestão marcada pelo diálogo

 

 

Na eleição do ano passado, Edegar Pretto concorreu a governador do RS pela coligação Frente da Esperança, constituída pelo PT, PCdoB, PV, PSOL e Rede Sustentabilidade. Fez mais de 1,7 milhão de votos, mas ficou fora do segundo turno por apenas 2.241. Liderança política do PT consolidada no estado, Edegar Pretto marcou a troca geracional do partido na disputa ao governo.




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *