Cuba | Nos 120 anos de Guantánamo, jornada virtual contra as bases militares
por Abril Abril em
O Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP) apelou, esta quarta-feira, à participação numa jornada virtual de denúncia das bases militares dos EUA e da NATO
A acção tem lugar esta quinta-feira, 23 de Fevereiro, a partir das 9h (hora local; 14h em Portugal continental e Madeira), e, segundo informa a Prensa Latina, está relacionada com «os 120 anos da imposição da base naval norte-americana na província cubana de Guantánamo».
Os cubanos – indica a agência – participam neste apelo com a motivação especial de exigir a devolução desse território, que se tornou a primeira base dos Estados Unidos fora do seu território nacional.
Na sua convocatória, o ICAP convida a participar na acção todos los interessados na defesa da paz e da soberania dos povos, usando as etiquetas #DevuelvanGuantanamoYa e, para as mensagens em inglês, #ReturnGuantanamotoCubaNow.
Desta forma, o ICAP adere à convocatória do Conselho Mundial da Paz, que todos os anos promove a realização de diversas acções a nível mundial que expressem a rejeição internacional das bases militares em solo estrangeiro.
A traição de Estrada Palma e a reivindicação permanente da Revolução Cubana
Há poucos dias, o diário Granma recordava que, a 16 de fevereiro de 1903, o então presidente de Cuba, Tomás Estrada Palma, «traiu as ideias de José Martí e do Partido Revolucionário Cubano que ajudou a fundar, ao assinar a cessão do território de Caimanera aos Estados Unidos, para estabelecer uma base naval contra a vontade nacional».
«Dessa forma, há 120 anos, o governo da Estrada Palma cedeu, para a Base Naval de Guantánamo, uma área de 117,6 quilómetros quadrados do território nacional, que se mantém ocupada desde então, contra a vontade do povo cubano», afirma o periódico.
A devolução dos terrenos ocupados pela base naval dos Estados Unidos em Guantánamo «é uma reivindicação permanente da Revolução Cubana, desde 1959», lembra o Granma, sublinhando que «conta com o apoio do povo cubano e da comunidade internacional», e que a ocupação «é um espinho cravado no coração do país».
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
Deixe um comentário