A ideia nasceu de um grupo de agricultores no município de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, em 1995. Idealizaram um projeto baseado em diálogo, construído por associados e colaboradores com bases sólidas para seus desafios. E nasceu, a primeira agência abriu as portas em 10 de janeiro de 1996, em Dois Vizinhos/PR.

 

Dados atuais dão conta que a CRESOL tem 641 mil cooperados; 637 agências de relacionamento, em 17 estados brasileiros. Uma das mais recentes é a CRESOL-POA, no Centro Histórico da capital dos gaúchos, em Porto Alegre.

 

Modernidade

 

Como qualquer banco, a Cooperativa na qual todos os cooperados são seus donos está com todos seus canais digitais, tem PIX.

 

Regra geral, depositando, a pessoa recebe mais que outro banco; pedindo emprestado, tem juros menores. Ou seja, de lado a lado é um ganha-ganha.

 

O espírito que move a Cresol é aquela do padre jesuíta que fundou a primeira cooperativa de crédito no Rio Grande do Sul. A Cresol herda esta tradição: do pequeno para o pequeno, para alavancar a agricultura familiar, os empreendedores urbanos e se liga às pessoas em geral, a fim de que saiam do sistema bancário tradicional.

 

A sede da CRESOL fica na Travessa Leonardo Truda, 76.

 

É uma cooperativa de crédito solidária mostrando que um mundo melhor é possível.