Publicidade

Covid: pesquisa da USP e Sírio-Libanês alerta para novas variantes

  • em



Pesquisadores afirmam que novas ondas de Covid podem ser desencadeadas por versões mais transmissíveis do vírus Sars-CoV-2

 

Um estudo brasileiro, feito por cientistas da Universidade de São Paulo (USP) e do Hospital Sírio-Libanês, mostra evidências de que novas variantes de preocupação do coronavírus – mais transmissíveis e com maior capacidade de escapar da proteção das vacinas – podem surgir nos próximos meses.

 

“Sem data de término, a pandemia persiste com o surgimento de novas variantes que ameaçam a eficácia de testes diagnósticos e vacinas”, escreveram os pesquisadores no artigo publicado este mês, na revista Viruses.

 

O estudo foi feito a partir da revisão de aproximadamente 150 artigos científicos sobre as características de evolução do vírus causador da Covid-19, a eficácia das vacinas e a resposta do sistema imune das pessoas.

 

Não é possível definir quando ou onde elas surgirão, mas ondas anteriores mostraram que as novas variantes tendem a surgir em localidades onde o vírus consegue circular com maior facilidade, ou seja, onde há baixos índices de imunização e de restrições de contato pessoal.

 

“Como as vacinas atuais não conseguem bloquear a transmissão do vírus, medidas complementares à vacinação, como uso de máscaras, higienização das mãos e manter os ambientes ventilados continuam sendo essenciais para retardar o surgimento de novas variantes”, escreveram os pesquisadores no artigo.

 

As mutações na proteína Spike – associada à capacidade do vírus entrar nas células humana – são observadas regularmente nas novas variantes, potencializando o surgimento de novos vírus diferentes dos atuais, o que pode alterar a gravidade e os sintomas da doença.

“Evidências crescentes têm mostrado que as mutações estão sendo selecionadas em favor de variantes que são mais capazes de evadir a ação de anticorpos neutralizantes”, afirmam.

 

 

Os pesquisadores brasileiros destacam que, embora as vacinas não consigam impedir a transmissão do vírus, a vacinação em massa em todo o mundo tem sido eficaz para reduzir o risco de doenças graves, hospitalizações e mortes por Covid-19.

 

Clique aqui e confira matéria completa no Metrópoles




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *