Publicidade

Covid-19: Maranhão pesquisa percentual da população que desenvolveu anticorpos

  • em


O Maranhão iniciou nesta segunda-feira, 27, um estudo junto à população do Estado, através de exames sorológicos realizados em moradores das 19 regionais de Saúde. O projeto, denominado Prevalência de infecção por covid-19 no Maranhão, teve toda sua linha operacional desenhada por pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão e contará com o apoio de profissionais do quadro do Estado e dos municípios sorteados para a realização do levantamento.

 

A pesquisa populacional domiciliar será feita por amostragem para estimar as prevalências de anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2 no Maranhão. Em todo o estado, o projeto vai contemplar 120 setores censitários distribuídos, em 69 municípios das 19 regiões de saúde do Maranhão. Cada setor censitário é composto por 34 domicílios, onde serão realizadas as coletas de sangue para análise. Serão 4.080 participantes no período de 27 de julho a 7 de agosto, de forma simultânea tanto na região metropolitana como no interior.

 

Integram a equipe de profissionais que farão os procedimentos de pesquisa um entrevistador, um coletador e um supervisor de campo. Cada indivíduo participante será submetido a um questionário por um aplicativo desenvolvido pela UFMA e instalado nos smartphones dos entrevistadores.

 

Os pesquisadores realizarão o inquérito nos cidades de Açailândia, Bom Lugar, Conceição do Lago Açu, Lago Verde, Marajá do Sena, Bacabal, Feira Nova do Maranhão, São Raimundo das Mangabeiras, Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras, Afonso Cunha, Caxias, Coelho Neto, Buriti, Anapurus, Araioses, Chapadinha, Milagres do Maranhão, São Bernardo, Codó, Coroatá, Imperatriz, Sítio Novo, Lajeado Novo, Cantanhede, Itapecuru Mirim, Nina Rodrigues, São Benedito do Rio Preto, Vargem Grande, Arari, Vitória do Mearim, Fortuna, Governador Archer, Santa Filomena do Maranhão, São José dos Basílios, Senador Alexandre Costa, Igarapé Grande, Pedreiras, Poção de Pedras, Trizidela, Cedral, Presidente Sarney, Turilândia, Axixá, Humberto de Campos, Rosário, Mirador, Paraibano, Pastos Bons, São João dos Patos, Barão de Grajaú, Alto Alegre do Pindaré, Bom Jardim, Pindaré, Pio XII, Santa Inês, Governador Newton Bello, São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Alcântara, Timon, São Francisco do Maranhão, Cajapió, Palmeirândia, Governador Nunes Freire, Maracaçumé e Santa Luzia do Paruá.

 

Com informações da Secretaria de Comunicação e Articulação Política do Estado

 

 

  • Compartilhe