Estudo revela que a maior parte dos casos foi registrada nos municípios de Canoas, Garibaldi, Novo Hamburgo e Porto Alegre. Foram identificados e sequenciados 86 genomas completos do SARS-Cov-2, vírus causador da Covid-19. Variante Gamma, que surgiu em Manaus, ainda predomina e aparece em 75% das amostras 

 

 

Um estudo da Universidade Feevale revela que a variante Delta aparece em 25% dos casos de Covid-19 de 12 municípios do Rio Grande do Sul. O trabalho feito pela Rede Corona-Ômica BR- MCTI, do Ministério da Ciência e Tecnologia, apresentou as análises, realizadas por meio do Laboratório de Microbiologia Celular, da Universidade Feevale, no município de Novo Hamburgo.

 

 

Foram identificados e sequenciados 86 genomas completos do SARS-Cov-2, vírus causador da Covid-19 de amostras coletadas em 12 cidades gaúchas e também em amostras coletadas de viajantes que desembarcaram no Aeroporto Salgado Filho, na capital do estado. O período analisado foi de 15 de junho a 9 de agosto. A cepa mais comum encontrada ainda é a variante Gamma, oriunda da cidade de Manaus, Amazonas, aparecendo em 75% das amostras.

 

 

 

 

Mas um dos fatos que mais chamam a atenção é o de que a variante Delta apareceu nas amostras da cidade de Garibaldi, localizada na Serra, muito antes da confirmação oficial no estado, em junho. O virologista Fernando Spilki, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e coordenador da Rede Ômica BR-MCTI, afirma que os dados acompanham os achados recentes vistos em outros estados brasileiros de uma evolução continuada da variante Gamma, além de uma ocorrência crescente da variante Delta.

 

Ele destaca que “a vigilância constante da circulação e distribuição relativa das diferentes variantes é uma ferramenta importante para o enfrentamento da pandemia. Precisamos, portanto, continuar monitorando continuamente as variantes, principalmente a Delta”.

 

 

 

Em alguns municípios já aparecem situações de transmissão comunitária da variante Delta, como em Porto Alegre e Santa Maria. Os surtos de Covid-19 são registrados em hospitais, instituições psiquiátricas e lares de idosos nos municípios de Carazinho, Caxias do Sul, Não Me Toque.

 

Nesta quinta-feira (19), mais uma morte ocorreu no Hospital Conceição, em Porto Alegre, que registra 136 contaminações, 86 pacientes e 50 funcionários, em decorrência de um surto de Covid-19. No total, já morreram 14 pessoas, segundo o boletim da instituição.

 

 

Mesmo com Delta, Leite mantém Expointer com presença de público confirmada em setembro

 

 

Mesmo diante do crescimento do número de casos e da Delta, variante com maior capacidade e rapidez em contaminação, o que vem falando mais alto é a pressão dos empresários por lucros, sobretudo do agronegócio, em detrimento da saúde da população. A prova disso é o número de mortes desnecessárias e evitáveis no País.

 

 

Outra prova desse descaso com a vida em nome do lucro de empresários do agronegócio é o fato de o governo de Eduardo Leite (PSDB) confirmar a realização da Expointer (Exposição Internacional), no Parque Assis Brasil, município de Esteio, de 4 a 12 de setembro, para garantir negócios lucrativos na venda de maquinários agrícolas e na exposição e leilão de animais.

 

 

 

 

O governo diz que a feira será menor com menos pavilhões, com reforço no distanciamento e a venda de ingressos on-line.