Publicidade

Covid-19 – Aumento de casos em Livramento no RS preocupam autoridades fronteiriças

  • em


Os números de casos de coronavírus na fronteira do Brasil com Uruguai preocupam e colocam as cidades de Santana do Livramento e Rivera em alerta.  Enquanto em Santana do Livramento, foram feitos 1.346 testes que detectaram 106 casos de Covid-19, com o registro de duas mortes. Na vizinha uruguaia, segundo o Ministério da Saúde Pública são 999 exames, confirmando 57 casos de coronavírus e duas mortes.

 

Separadas apenas por uma rua, as cidades da chamada Fronteira da Paz registram uma grande circulação de pessoas dos dois lados. A Vigilância Epidemiológica de Santana do Livramento reforçou a testagem na população desde o dia 15 de junho. A intendente de Rivera, Alma Galup manifesta preocupação e diz que precisarão adotar medidas em conjunto na fronteira.

 

A médica uruguaia Aída Gonçalves, que foi secretária da Saúde da Frente Amplia durante 15 anos, ressalta que no país, ainda é preciso aplicar mais testes na população. Ela destaca que Brasil e Uruguai sempre trabalharam em parceria e, portanto, na pandemia devem reforçar mais essa cooperação internacional.

 

Aída cita exemplos de acordos firmados, em 2009 e 2011, especificamente para área da saúde. Nos dias 9, 10 e 11 de julho de 2019, um encontro realizado com representantes dos Ministérios da Saúde e Relações Exteriores dos dois países, no município de Jaguarão no Rio Grande do Sul, indicou a criação de uma Rede de Atenção à Saúde entre Brasil e Uruguai.  Mas que não se efetivou ainda, segundo a médica.

 

Santana do Livramento e Rivera na fronteira Brasil e Uruguai
  • Compartilhe