Publicidade

Corinavírus avança sobre a capital do Maranhão

  • em


A pandemia do Coronavírus causa estragos na capital do Maranhão. Dos 685 casos da doenças confirmados no estado, 654 estão na Ilha. Somados São Luís (582), São José de Ribamar (47), Paço do Lumiar (22) e Raposa (3), ou seja, 95,47% dos infectados pelo Sars-Cov-2. Das 37 vítimas fatais, apenas uma está no continente. Veja a evolução no gráfico abaixo.

 

Outra capital do Nordeste, Fortaleza anunciou nesta quarta-feira, 15, que não tem mais como lutar com a doença, 100% das Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) estão ocupadas e os profissionais de saúde têm Equipamentos de Proteção Individual para, somente, mais cinco dias.

 

Ontem à noite, o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA) mostrou o aumento preocupante das vagas nas UTIs para a capital, em contraste com o interior. O número poderia ser maior, mas o governador Flávio Dino fechou as viagens rodoviárias na Semana Santa. A ilustração abaixo deixa claro onde o Coronavírus avança com mais rapidez.

 

 

Também nesta quarta, 15, doados por empresas, chegaram mais 107 respiradores comprados ao governo da China. Mais 80 são aguardados e novas UTIs são montadas conforme orientação do governador, junto com novas medidas restritivas a bancos e supermercados.

 

Porém, de nada adiantará mais UTIs, mais máscaras, mais hospitais para municiar os profissionais de saúde, a tropa de elite desta guerra contra o coronavírus, caso a aguerrida gente da Ilha insista em perambular aqui e ali, sempre alegando um justo motivo. Só existe uma única maneira de vencer esta guerra, um modo especial de manter em pé o sistema de saúde pública: #FiqueEmCasa.

  • Compartilhe