Publicidade

Convite irrecusável do Jornal Brasil Popular

  • em



Atendendo ao honroso chamamento, por parte do Jornal Brasil Popular, estarei de agora em diante prestando minha modesta colaboração ao JBP, já seja com textos de minha autoria, seja com traduções [do espanhol] de artigos e notícias publicadas, preferencialmente, na TeleSur e no Granma, este últim órgão oficial do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba.

 

Com muito prazer, topei a parada sem titubear por um microssegundo sequer. Afinal, se trata de um jornal que faz jus ao nome, alinhado com outras agências de notícias a serviço de trabalhadoras e trabalhadores rurais e urbanos, em prol da democracia, do socialismo, da soberania do Brasil, enfim, antagônico ao goianiense O Popular, diário defensor dos frascos e comprimidos, mancomunado com as farMáfias de Goiânia e cidades adjacentes.

 

Quanto ao título da coluna, depois de matutar por alguns dias, pensei no Grande Sertão: Veredas, me fixei na última palavra dessa obra seminal: Travessia. Visando juntar Guimarães Rosa a Osório Alves de Castro, dois grandes amigos, recorri à última fala da personagem do romance Porto Calendário: Didivera [equivalente, no nosso dialeto seiscentista, a deveras]. E pra não dizer que só falei de romance, lacei no ar o poema Revoada, do bambambã da chamada poesia marginal, o grande Chacal. [musicado por Moraes Moreira, vale recordar]

 

Pra dar o arranque nesta estimulante empreitada, achei por bem desarquivar um interessante e oportuno artigo do sociólogo alemão Heinz Dieterich Steffan, publicado há exatos 20 anos no site Rebelión. Que não perdeu a validade. Pelo contrário: perenizou.

 

 

Biblioteca Campesina, 20 dezembro 2022.

 

(*) Por Joaquim Lisboa Neto, coordenador na Biblioteca Campesina, ativista político de esquerda, militante em prol da soberania nacional

 


Heinz Dieterich Steffan (nascido em 1943) é um sociólogo e analista político alemão residente no México. Ele é mais conhecido por seus ideais de esquerda, é colaborador de diversas revistas, publicou mais de 30 livros sobre os conflitos na América Latina, a sociedade global e as controvérsias ideológicas que caracterizaram o século XX, entre outros temas filosóficos e científicos sociais. Foi ex-assessor de Hugo Chávez, ex-presidente eleito da Venezuela. Confira o artigo a seguir:

 

 

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *