Publicidade

Conscientização ambiental proporciona renda e cidadania

  • em



Troca de resíduos sólidos e óleo de cozinha por alimentos e por material de limpeza proporciona trabalho, renda e consumo sustentável

 

2022 - 28º texto - foto2 - Conscientização ambiental proporciona renda e cidadania-site
Conscientização ambiental proporciona renda e cidadania. Foto: Divulgação

 

A TS – Coleta Seletiva Solidária e Reciclagem de Óleo de Cozinha Residual foi desenvolvida na comunidade de Manguinhos, na cidade do Rio de Janeiro, pela Fundação Oswaldo Cruz e tem como proposta promover a troca dos resíduos sólidos por alimentos e material de limpeza, gerando trabalho e renda conscientização ambiental.

 

Pela descrição apresentada do projeto é possível identificar uma correlação diretacom o ODS 12 – Consumo e produção responsáveis ( https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/12 ).

 

O projeto foi desenvolvido em uma área de ocupação desordenada, composta por várias comunidades carentes, onde além do lixo acumulado, devido a coleta precária pelo difícil acesso, a maioria das moradias não possui caixa de gordura e consequentemente os resíduos são despejados diretamente no meio ambiente.

 

O desenvolvimento do projeto está baseado nos três elos da coleta seletiva: educação ambiental, logística e destinação, e sua implantação ocorreu de forma progressiva buscando a melhoria do meio ambiente, além de proporcionar geração de renda direta e indireta.

 

A execução do projeto iniciou com a instalação de um Posto de Troca de Recicláveis (PTR) em um ponto estratégico da comunidade, local onde são realizadas as trocas dos recicláveis por alimentos não perecíveis e do óleo de cozinha residual por material de limpeza.

 

Na implantação do projeto foi composta uma equipe de jovens da própria comunidade, atuando como agentes ambientais, na orientação para a comunidade e também com moradores bolsistas que operacionalizavam as trocas no PTR.

 

Para a destinação dos materiais recicláveis foi estabelecida parceria com uma cooperativa de catadores e para o óleo de cozinha residual com uma empresa especializada no seu reaproveitamento.

 

A sustentabilidade do projeto ainda conta com o funcionamento de um brechó, onde são comercializadas as doações recebidas, e também com a realização de oficinas com conteúdo de educação ambiental e produção de ecosabão e velas artesanais.

 

Nos anos de implantação do projeto os resultados foram bastante satisfatórios considerando as condições sócio ambientais do local.

 

De setembro de 2011 até julho de 2019 foram recolhidos mais de 42 mil litros de óleo, o que contribuiu para a preservação de 42 bilhões de litros de água, considerando que cada litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água.

 

Também foi positivo o resultado na coleta de materiais recicláveis, tendo sido recolhidas 90 toneladas de cerca de 760 participantes cadastrados

 

Detalhes sobre a implantação e funcionamento deste projeto poderão ser encontrados nos seguintes endereços eletrônicos:

 

https://transforma.fbb.org.br/tecnologia-social/coleta-seletiva-solidaria-e-reciclagem-do-oleo-de-cozinha-residual

 

https://portal.fiocruz.br/programa/coleta-solidaria-e-reciclagem-do-oleo-de-cozinha-residual-na-colonia-juliano-moreira

 

O projeto é considerado de fácil reaplicação e pode ser ampliado em larga escala, permitindo assim a minimização de problemas ambientais em qualquer ponto do país.

 

A reaplicação desta TS pode contar com o apoio do poder público, de investidores sociais privados, de empresas e de cooperativas de reciclagem.

 

(*) Por Jefferson Oliveira – Economista.




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *